Danilo Diniz lança seu segundo disco “Erê” no Centro Cultural Sesc/Glória

31 de agosto de 2017


Quase duas décadas depois de lançar seu primeiro disco, o cantor e compositor Danilo Diniz lança Erê.



Nessa obra o músico parte de uma compreensão da criança próxima ao sentido dado pelo filósofo Nietzsche: como um espírito livre, presente num eterno jogo e na brincadeira, como pura espontaneidade criativa.

Na mitologia do povo iorubá, Erê é a criança em seu modo encantado. Criança é criação plena potencializada por certa ingenuidade sempre destituída de preconceitos e amarras criativas. É essa poética, com referências diretas às culturas africana e afrobrasileira, que Danilo Diniz apresenta no novo disco e onde desenvolve a linguagem do cancioneiro brasileiro já encontrada no primeiro trabalho, isto é, valorizando a palavra cantada e a elaboração das metáforas. O disco é uma elegia ao canto, à composição e à cultura popular que é worldmusic sem deixar suas raízes criativas.

Gravado entre 2010 e 2017, Erê conta com nove faixas e materializa parte de pesquisas musicais feitas durante viagens de Danilo pelo Brasil e da descoberta de linguagens diversas – especialmente oriundas da região nordeste, sem deixar de lado as raízes culturais radicadas no Espírito Santo. 

Samba, congo e xaxado são alguns dos ritmos presentes neste trabalho. E já estão disponíveis na web duas das canções compõem o novo álbum, para ouvir é só acessar os links: canção "Erê" (soundcloud.com/danilo_diniz/ere), canção "Jangada" (soundcloud.com/danilo_diniz/jangada) e canção "Rumo Norte" (soundcloud.com/danilo_diniz/rumo-norte) .

Com a direção musical do próprio Danilo, a gravação e finalização em estúdio contou com a parceira fundamental do produtor Ceny Ferreira. No disco, são perceptível as influências de Jaceguay Lins, Paulo Netto e Zé Antônio, músicos capixabas ou radicados no aqui, além de artistas de projeção nacional como Luiz Gonzaga, Cartola, Caetano Veloso e Tom Jobim.

Com 30 anos de carreira, Danilo Diniz atuou na cena musical capixaba se apresentando em bares, casas de show e junto com outros projetos musicais, entre eles o quarteto Maratimba. Em 1998, lançou seu primeiro disco “De Frente pro Mar”, obra que foi dirigida pelo maestro Jaceguay Lins.

Show de lançamento do disco "Erê", de Danilo Diniz (classificação Livre / Duração: 75 minutos)
Dia 3 de setembro de 2017
Centro Cultural Sesc Glória - Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro de Vitória-ES
Ingressos: R$20 / R$10 (meia) na bilheteria do Centro Cultural Sesc Glória
Ficha Técnica:
Danilo Diniz - voz, viola e violão
Léo Caetano - guitarra
Hugo Maciel - baixo
Jhonathan Silva - bateria
Sergio Rouver - sopros
Edu Szajnbrum - percussão
Priscila Milanez, Bruna Kethily, Brenda Romanzini e Amanda Menezes - coro
Valzinho do Acordeon

Direção Musical - Danilo Diniz
Produção Executiva - Rafael Dias
Técnico de Áudio - Ceny Ferreira
Cenografia e Iluminação - André Stefson
Assistente de Palco (Roadie) - Kakado Martins
Designer e Fotografia - Luara Monteiro
Audiovisual - Ricardo Sá
Assessoria de Imprensa - Paulo Gois
Facebook e Instagram: @danilodiniz.ere
soundcloud.com/danilo_diniz

- Paulo Gois Bastos - paulogoisbastos@gmail.com

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49