Ary Marcos Motta: a história do novo Grupo 4 no Samba, nascido em fevereiro de 2017

8 de agosto de 2017

Criado em fevereiro de 2017 na praia de Pauba, litoral norte de SP, num ensolarado sábado de carnaval, o Grupo 4 no Samba assim batizado numa referência e homenagem ao Samba de Elton Medeiros e Joacyr Santana e que, mais tarde incidentalmente, virou Paulinho da Viola e os 4 Crioulos em virtude de uma visita inesperada que Paulinho recebeu de Elton Medeiros, Nelson Sargento, Jair do Cavaquinho e Anescarzinho do Salgueiro, quando da gravação do programa ENSAIO NA TV Cultura em 1990. 

Pela história sensacional resolvemos batizar assim o Grupo e o 4 NO SAMBA começa contando historia.

Com filosofia clara e bem definida, Sergio Tavares, Anderson Soares, Vania Durães, Rodrigo de Jesus e este que vos escreve, sob a bênção da Madrinha, a querida Julia Saragoça, decidem então que a máxima do grupo será mostrar, disseminar as obras esquecidas num canto qualquer, obras não lembradas ou conhecidas dos grandes compositores da MPB. 

Repertório aberto com Sambas de Terreiro, de mesa, de breque, Sambas Canção, maxixes, maracatus, côcos, macumba musica brasileira que fale de amor, de protesto, música sem distinção ou sectarismos.


Foi a partir dessa filosofia que após alguns sambas que já nos embalava noite adentro resolve-se reunir e tocar a obra de Elton Medeiros, que dispensa apresentações e adjetivos. Entre olhares assustados mas de aprovação, mais um gole para celebrar.

Ao retornarmos, nos reunimos e percebemos que deveríamos agregar músicos ao grupo, principalmente com a saída do nosso amigo Rodrigo de Jesus, que, por motivos profissionais, não conseguiria acompanhar ensaios e apresentações.

Desta forma convidamos Paulo Eduardo no 7 Cordas, o Lucas Durães para o Surdo e percussão, Alexandre Carvalho pro Tamborim e percussão, Gabi Coelho na Flauta Transversal e Sax e Fernando Ruggiero para o Fluguelhorn e Trompete.

Time montado, Projeto escrito, pesquisa intensa e repertório escolhido fomos à procura de espaços. Conseguimos até o presente momento 15 apresentações entre SP e RJ. 
Partituras escritas, arranjos definidos e lá fomos nós com 5 meses de vida fazer a primeira apresentação de uma obra complexa. O Grupo planou na mesa da Toca da Capivara, tal a leveza de tocar o que está sendo a marca do pessoal. Daí pra frente só foram apresentações que deixam todos os ouvintes felizes, maravilhados.

Nas postagens seguintes todos os amigos terão toda a trajetória do Grupo, datas e locais de apresentação e contamos sempre com a alegria da presença dos amigos.


Venham ser felizes junto com a gente, a alegria de tocar é o que nos move.
Abraços



Ary Marcos Motta
é jornalista,
animador cultural
e do samba dubão



Pitaco do Oleari

Óia aí, gentem, o Ary Motta com o Paulo Cesar Pinheiro, uma das lendas da melhor música popular brasileira.

Podem ter certeza que 4 no Samba é produto de primeira. Não fosse e o nosso prezado Ary Marcos Motta não diria tudo o que diz no seu texto, verdadeiro perifl do grupo e sua proposta musical. Conheci o Ary Marcos e o Murilo Mendes no velho e maravilha Mercado da Cantareira há um tempim, ele mais o Murilo Mendes. Cervejamos ao longo de uma apresentação do Barão do Pandeiro e um grupo excelente numa programação de um domingo, salvo engano meu. 

Cervejamos um tanto, conversamos muito. Meses depois, o Murilo e o Felipe Mendes promoveram uma roda de samba na casa deles na Pedra Branca, no sopé da Serra da Cantareira, e pralá fomos nós, a Lena Mara, o João Paulo Oleare e eu mais o Ary e parceira. 

Lá, conheci nosso amigo Bagdá, a Mell Borges, de Curitiba, revimos Barão do Pandeiro, e foi um dia de samba dubão e convivência da boa. Horinha dessas, baixo em São Paulo pra curtir o 4 no Samba. Muito sucesso a vocês, meu caro Ary Marcos Motta.

Ary Marcos Motta no feissibuqui:
https://www.facebook.com/ary.m.motta

4 no Samba:
https://www.facebook.com/4-NO-SAMBA-173160313227034/






COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49