"Os últimos dias de Paupéria" com Max Goldner, Adonel Junior e Fraga Ferri comemora 30 anos do Tarahumanas

22 de junho de 2017

Grupo Tarahumaras está completando 30 anos de atividades


Por Wilson Coêlho

Fundado aos 10 de outubro de 1987, em Vitória-ES, o Tarahumaras se dedica à pesquisa de linguagem estética e cultural a partir de constantes experimentações, tanto no processo de criação quanto na relação com o público.

Tem desenvolvido um trabalho voltado para a cultura latino-americana, além de acumular influências e transitar por outras "escolas" de teatro. 

* ÚLTIMOS DIAS DE PAUPÉRIA é um dos espetáculos que o Grupo Tarahumaras realiza dentro de seu projeto de pesquisa da linguagem tropicalista, baseado na vida e obra do poeta, jornalista, compositor, roteirista e cineasta piauiense TORQUATO NETO. 

* Esse espetáculo teve sua primeira montagem em 1998 e ficou em cartaz por quase 10 anos. 

Neste ano, com a dramaturgia e a encenação assinadas por Wilson Coêlho, o elenco é composto pelos atores Max Goldner e Adonel Junior. 

Max Goldner é formado em Artes Visuais pela UFES e tem participação em diversos espetáculos com o Grupo Vira-Lata de Teatro.
Adonel Junior é formado na Escola Técnica de Arte Dramática FAFI e também participou de algumas montagens, em especial O Último Carro, de João das Neves, dirigido por Leonardo Patrocínio. 

O espetáculo conta ainda com o músico Fraga Ferri, formado em Filosofia pela UFES, guitarrista, violonista, produtor musical e arranjador.

* Em tempo, o Grupo Tarahumaras está completando 30 anos de atividades na Grande Vitória e interior do estado, além de acumular premios e ter participado de diversos encontros e festivais nacionais e internacionais de teatro. 

* TORQUATO PEREIRA DE ARAUJO NETO (1944-1972), nascido na cidade de Teresina-PI, é um dos principais expoentes e idealizadores do movimento TROPICÁLIA, tendo mais de 20 poemas musicados por Gilberto Gil, Caetano Veloso, Edu Lobo, Jards Macalé, Carlos Pinto e Sérgio Brito (Titãs). 

Torquato Neto por Fernando Castro

Entre os que lhe fizeram grandes e várias homenagens está o capixaba de Cachoeiro de Itapemirim, Sérgio Sampaio, com a sua música "Que Loucura", gravada por Luís Melodia. 

* O título do espetáculo que homenageia Torquato Neto, OS ÚLTIMOS DIAS DE PAUPÉRIA, é homônimo de uma coletânea que reúne os trabalhos do poeta na Coluna GELÉIA GERAL, do Jornal "Última Hora", do Rio de Janeiro, bem como, cartas, textos, poemas e escritos em geléia, c'est à dire, em geral. Geléia geral, bate papos e entrevistas. 

* No livro OS ÚLTIMOS DIAS DE PAUPÉRIA, páginas 76-77, réplica da publicação de 24/9/71 da coluna Geléia Geral, Torquato dá um destaque especial para os capixabas, falando sobre o IV Festival Capixaba de Música Popular, promovido pela Fundação Cultural do Espírito Santo. 

Neste texto, são citados os músicos, Chico Lessa, Aprígio Lyrio, Mário Ruy, Sérgio Régis, Rogério Coimbra, além do jornalista Rubinho Gomes como produtor, jurado e amigo citado em outras ocasiões.

ELENCO
Adonel Junior
Max Goldner

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL
Fraga Ferri

FICHA TÉCNICA

Roteiro e Encenação..........................................................Wilson Coêlho
Iluminação......................................................................Uyara Pahins Coelho
Cenografia.......................................................................Nysio Chrysostomo
Música.............................................................................Fraga Ferri

Serviço
OS ÚLTIMOS DIAS DE PAUPÉRIA
Dia 23 de junho - sexta-feira - às 21 horas
Sede do Grupo Folgazões
Rua Nestor Gomes, 168 - Centro de Vitória - ES
(27) 99816.7616

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49