Os sintomas da alergia induzida por atividade física

19 de abril de 2017



Por Letícia Passos

Você sabia que sentir coceira na pele ou ter crise asmática quando faz alguma atividade pode significar que você sofre de uma alergia desencadeada pelo exercício físico? 

Isto pode acontecer, e inclusive essa condição pode ser agravada por uma atividade físico-esportiva específica associada à ingestão de alguns alimentos ditos como alergênicos ou medicamentos, especialmente os anti-inflamatórios.

A alergista do São Bernardo Apart Hospital, doutora Juliana Lima, explica porque isto pode acontecer.


-  “O exercício induz, em indivíduos suscetíveis, a liberação de mediadores inflamatórios que promovem uma vasodilatação capaz de desencadear reações alérgicas, como anafilaxia induzida pelo exercício, urticária induzida pelo exercício (coceira na pele), rinite induzida pelo exercício (sintomas nasais) e broncoespasmo induzido pelo exercício (asma)", ressaltou.


A doutora destaca que a anafilaxia induzida pelo exercício é uma manifestação grave, porém com diagnóstico e tratamento eficaz, ela pode ser prevenida. 

- “A confirmação do diagnóstico pode ser feita com teste de provocação, a partir de uma corrida em esteira ou bicicleta ergométrica por alguns minutos, além de testes cutâneos e laboratoriais. A prevenção das crises depende do conhecimento dos fatores desencadeantes, sendo tratamento determinado de forma individualizada”, enfatiza a especialista. 

Por isso, é imprescindível buscar ajuda médica para definir o diagnóstico e praticar as atividades físicas sem riscos de reações alérgicas.

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49