Mostra Ciclorama exibe filmes clássicos no Palácio da Cultura Sônia Cabral

16 de março de 2017

A mostra Ciclorama: Filme & Debates segue durante o mês de março no espaço cultural Palácio da Cultura Sônia Cabral, na Cidade Alta, em Vitória/ES, exibindo obras clássicas e atuais nacionais e internacionais.

No final de cada exibição há um debate com a presença de profissionais ligados ao universo do audiovisual, como pesquisadores, acadêmicos, realizadores, técnicos e produtores, uma ótima oportunidade para que o público possa dialogar sobre as curiosidades e os meandros das obras com grandes especialistas no Estado.

A programação começou dia 9 com um clássico do cinema trash norte-americano: A Noite dos Mortos-Vivos (Night of the Living Dead, 1968), do diretor George Romero (centro da foto). 

O debate sobre o filme foi com o cineasta capixaba Rodrigo Aragão. Nascido em Guarapari, Aragão já dirigiu quatro longas-metragens: 'Mangue negro' (2008), 'A noite do chupa-cabras' (2011), 'Mar negro' (2013) e 'As fábulas negras' (2014), este último realizado em conjunto com os diretores consagrados do cinema de terror, como José Mojica Marins, o Zé do Caixão, Petter Baiestorf e Joel Caetano. 
À frente da Fábulas Negras Produções Artísticas, Rodrigo Aragão é referência em efeitos especiais dentro e fora do país.

De acordo com um dos idealizadores do projeto e diretor do Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), Renan Andrade, um dos ideais da mostra é explorar as potencialidades no campo audiovisual no Centro da cidade, o Palácio da Cultura Sônia Cabral.

-  “Um importante enfoque da Mostra Ciclorama é oferecer para a diversidade de público que passa pelo Centro de Vitória, o acesso gratuito a exibição de clássicos do cinema e, em breve, da produção contemporânea capixaba. A intenção de ampliar o diálogo sobre o cinema, promovendo além das exibições, um debate entre o público e especialistas da área”, destacou.

​Programação- Ciclorama- Filmes & Debates

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral. Endereço: Praça João Clímaco, Cidade Alta , Vitória.
Entrada franca.
Os filmes são indicado para maiores de 14 anos.

Quinta-feira (16) - 18h30
Filme: O Segredo da Porta Fechada (Secret Beyond the Door. 1948. EUA. Direção: Fritz Lang, preto e branco, Duração: 99 minutos)
Convidado: Erly Vieira Jr - cineasta, escritor, pesquisador na área audiovisual e professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes.

Sinopse: Após a morte do irmão, Celia, uma jovem e rica herdeira, viaja ao México, onde conhece um homem misterioso, com quem se casa dias depois do primeiro contato. Os dois vão morar juntos na mansão dele, onde fatos estranhos começam a acontecer no local.

Sábado (25) – 14h
Filme: Ivã, O Terrível (Иван Грозный, Ivan Grozniy, 1944-1958. União Soviética. Direção: Sergei Eisenstein, preto e branco, Duração: 187 minutos)
Convidado: Alexandre Curtiss - Professor no Departamento de Comunicação Social UFES - curso Cinema e Audiovisual.

Sinopse: Século XVI. Ivan IV (1530-1584), arquiduque de Moscou, se auto-proclama o Czar de Rússia e se prepara para retomar territórios russos perdidos. Superando uma série de dificuldades e intrigas, Ivan consegue manipular as pessoas destramente e manipula todos ao seu redor.

Quinta-feira (30) - 18h30
Filme: A Regra do Jogo (La Règle du Jeu, 1939, França,Direção: Jean Renoir, preto e branco, Duração: 106 minutos)
Convidado: Carlos Augusto de Oliveira - Diretor. Produtor e Roteirista.

Sinopse: Em uma casa no campo, a tradicional burguesia francesa da época (final da década de 30) passa um tempo com os empregados durante o verão. Em um baile de máscaras que tomou lugar dentro da propriedade, várias diversas tramas amorosas se desenrolam levando a um trágico final para que a ordem social corrupta se mantenha intacta.

Com Danilo Ferraz

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49