Bandas de congo tocam com a Orquestra Sinfônica do ES

13 de dezembro de 2016


Programação inédita reúne tradicionais bandas de congo de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica à Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses). 

Proposta do festival “O Congo de Casaca” é homenagear a cultura popular capixaba por meio da obra de dois grandes nomes como o maestro e poeta Jaceguay Lins (1947-2004) e o folclorista e escritor Hermógenes Lima Fonseca (1916-1996). Ambos estudaram e se dedicaram à cultura capixaba por meio de pesquisas e experiências que uniram o congo com a música clássica.

O espetáculo será dividido em duas partes: no primeiro momento, a Oses prestará homenagem ao compositor Jaceguay Lins, executando dois temas do maestro e uma obra de Heitor Villa Lobos. 
Logo em seguida, será a homenagem a Hermógenes Lima Fonseca, com a entrega da placa do festival “O Congo de Casaca” a cada uma das bandas de congo participantes.

No segundo ato, haverá o concerto com participação das bandas de congo junto à Orquestra Sinfônica do ES. No repertório canções tradicionais do congo em arranjo clássico elaborados especialmente para a ocasião.

Confira o roteiro:

O repertório
1º ATO:
Homenagem a Jaceguay Lins:
- J. Lins: Guananira
- J. Lins: Tekoa Porã
- Villa-Lobos: Choros 10
Homenagem a Hermógenes Lima Fonseca - Entrega de placa a cada uma das bandas de congo participantes.

2º ATO:
Homenagem a Hermógenes Lima Fonseca (Harmojo):
Congos do Espírito Santo: músicas do repertório de 4 bandas de congo da Grande Vitória:
- Iaiá, você vai à Penha? - Amores da Lua (Vitória);
- Boi Carreiro – Banda de Congo Mestre Honório (Vila Velha);
- Convento da Penha - Banda de Congo Mestre Tagibe (Cariacica). Composição: mestre Tagibe;
- Madalena - Bandas de Congo da Serra (Serra).
Regência e arranjos: maestro Helder Trefzger

Participação especial: Banda de Congo Amores da Lua (Vitória) – Mestre Ricardo Sales e Rainha Celeusa Maria Alves Sales; Banda de Congo Mestre Honório (Vila Velha – Mestre Daniel Vieira dos Santos e Porta Estandarte Jaciara dos Santos); Banda de Congo Mestre Tagibe (Cariacica) – Mestre Tagibe e Rainha Maria de Jesus Ferreira e Bandas de Congo da Serra (Serra) – Mestre Daniel Augusto e Rainha Maria Cristina.


- J. Lins: Congos de Beira Mar

Jaceguay Lins(1947-2004)

Compositor, maestro e poeta, Jaceguay Lins radicou-se no Espírito Santo no início dos anos 1980. Aqui, contribuiu para a cultura local em diversas áreas, regeu a Orquestra Filarmônica do Estado, compôs trilhas sonoras de filmes nacionais e foi peça-chave para revitalização e divulgação do congo capixaba.

Hermógenes Lima Fonseca (1916-1996)


Nascido em Conceição da Barra, o folclorista foi um incansável pesquisador da cultura capixaba e brasileira. Como escritor, foi autor de vários livros, abordando, sobretudo, a cultura popular em forma de contos, crônicas, ensaios, poesia e cordel. Contribuiu ainda para o resgate e a valorização do folclore com inúmeros textos para jornais, revistas e peças institucionais.

Serviço

Festival ‘O Congo De Casaca’ |
Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses)
Concerto Em Dois Atos: Homenagem a Hermógenes Lima Fonseca e Jaceguay Lins
Dias: quarta (14) e quinta-feira (15)
Local: Theatro Carlos Gomes. Praça Costa Pereira, s/nº, Centro, Vitória/ES.
Horário: 20 horas
Ingresso: gratúito
27 - 3132-8399.

Com Danilo Ferraz

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49