Livro de José Antonio Martinuzzo narra história do Palácio da Cultura Sônia Cabral

29 de novembro de 2016

Sonia Cabral, a homenageada, foi a batalhadora pela criação do que é hoje a Orquestra Sinfônica do ES.


O Palácio da Cultura Sônia Cabral está sendo apresentado ao público capixaba neste ano como um novo local destinado a atividades culturais no Centro de Vitória. 

O espaço, de beleza arquitetônica eclética do começo do século XX, já possui um longo percurso dentro da história política e social do Estado. E quem registra essa trajetória em forma de livro é o jornalista, professor e escritor José Antonio Martinuzzo, com fotografias de Rosane Zanotti.

A publicação “Palácio da Cultura Sônia Cabral - Casa da Música” será lançada nesta terça-feira (29), às 19 horas, no próprio Palácio. A atração cultural ficará por conta da Banda Sinfônica de Venda Nova do Imigrante. A entrada é livre.

A obra narra toda a história do Palácio: desde a utilização original no fim do século XVII pelos colonizadores do terreno onde foi construído, anteriormente ocupado pela Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, passando pela conjuntura político-econômica que propiciou a construção do Palácio, inaugurado em 1912, com o propósito de abrigar o Poder Legislativo do Espírito Santo - já no quadriênio 1908-1912 do governo de Jerônimo de Souza Monteiro (1870-1933). 


É nesta parte, inclusive, que Martinuzzo descreve um pouco da vida do idealizador, o construtor e arquiteto autodidata André Carloni.

​Segundo Martinuzzo, haverá também um capítulo que vai detalhar o processo de restauro e revitalização do Palácio, ocorrido entre os anos de 2012 e 2016, e outro com informações sobre a homenageada, a pianista e professora Sônia Cabral, que dá nome ao local. Os livros serão distribuídos gratuitamente e disponibilizados na Biblioteca Estadual e, também, em todas as bibliotecas públicas municipais.

Serviço
Lançamento do livro “Palácio da Cultura Sônia Cabral - Casa da Música”, de José Antonio Martinuzzo e fotografias de Rosane Zanotti.
Atração:  Banda Sinfônica de Venda Nova do Imigrante.

Data: terça-feira, 29 de novembro.
Horário: 19 horas
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral - Praça João Clímaco - Cidade Alta - Vitória.
Entrada franca

Com Danilo Ferraz

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49