23º Festival de Cinema de Vitória - Documentário “Espírito São”, de Léo Alves, será lançado nesta quinta-feira

16 de novembro de 2016
Dona Antonia dos Santos
Foto: Matheus Costa

Histórias de fé de personagens do norte capixaba são apresentadas no curta-metragem rodado em São Mateus (ES)

Depois de ser apresentado sob forma de catálogo e de exposição fotográfica, o projeto “Espírito São” lança a sua versão audiovisual. Dirigido por Léo Alves, cineasta e produtor cultural nascido no município de Muqui, o documentário “Espírito São: histórias de fé no norte do Espírito Santo” - um curta metragem de aproximadamente 19 minutos - fará sua exibição de estreia na Sessão Especial do 23ª Festival de Cinema de Vitória nesta quinta, 17, às 17h, no Teatro Carlos Gomes. 

Rodado em São Mateus (ES), o documentário apresenta histórias de fé de três personagens e seus rituais sagrados. São mestres da sabedoria popular que apresentam um caminho onde as ladainhas, as brincadeiras de Reis de Boi e as giras de Umbanda são apenas algumas das formas de viver esta jornada. 


O filme apresenta histórias como a de Dona Antônia. Sempre atenta a uma cantoria afinada e um gingado no pandeiro, ela é mestre de ladainhas na região norte do Espírito Santo. Comunicativa e alegre, expressa a devoção aos santos sem a preocupação com a materialidade das imagens: 

- “O que manda é a fé, nosso santo faz milagre pra nós, mas não são esses de madeira... É o espírito”, diz com sabedoria.

Segundo Léo Alves, diretor do filme, “o Espírito Santo está sempre investindo na busca da sua identidade e se descobrindo". 

- "A cultura capixaba, como a de todo o Brasil, possui vertentes visuais, sonoras e cognitivas, geram e afirmam símbolos que passam pelo imaginário popular e coletivo e, ao mesmo tempo, pela memória afetiva que traz, reconta e constrói a história e mostra a cara de vários estados em apenas um estado”.

Sobre o projeto Espírito São
“Espírito São” é um projeto multiplataforma de pesquisa e produção de conteúdo multimídia mantido por uma rede colaborativa que busca mostrar e traduzir de maneira poética a relação de fé e histórias de pessoas com os santos no campo devocional. Essa iniciativa tem o objetivo de desenvolver ações e produtos que envolvam este território e suas áreas afins a partir do viés educacional e cultural principalmente no contexto das culturas populares do Espírito Santo.

O filme foi realizado com recursos do Funcultura e da Secretaria de Cultura do Espírito Santo. Sua estreia conta com apoio do 23º Festival de Cinema de Vitória.

O projeto surgiu em 2014 como um catálogo de fotos e textos literários e, a partir de sua materialização, se desdobrou em uma exposição fotográfica e em um documentário. Com a criação da multiplataforma, pretende-se utilizar, principalmente, as novas mídias para realização de atividades e de produtos que promovam a preservação da memória e do patrimônio cultural.

23º Festival de Cinema de Vitória
Realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 23º Festival de Cinema de Vitória vai até dia 19 de novembro, em Vitória-ES.

Com Danielle Ewald

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49