Jalapeño celebra tradição mexicana: Dia de Los Muertos, música, decoração e mesa comunitária

26 de outubro de 2016


Tradicionalmente, o Dia de Finados no México é um dia de festa. 

Por Ana Laura Nahas

Os mexicanos celebram a lembrança dos que já se foram com música, dança e comida típica, transformando os símbolos associados à morte em motivo de diversão. 

As caveiras estão por toda a parte, a mesa é farta e a decoração aposta em flores, imagens religiosas e muitas cores. 

Para marcar a data como manda a tradição, o Jalapeño – Cocina y Cultura realiza, nos dias 1º e 2 de novembro uma programação especial.

O restaurante será preparado especialmente para a ocasião. Um altar em homenagem aos que já se foram e uma mesa de doces serão montados no pátio. 


Decoração

Um altar em homenagem aos que já se foram e uma mesa de doces serão montados no pátio do restaurante

Outra novidade é a Vila Jalapeño, uma mesa com 15 lugares e menu fechado, com preço único, para os frequentadores que quiserem compartilhar o jantar com amigos ou mesmo desconhecidos que também sejam clientes do Jalapeño. 

O restante do restaurante funcionará normalmente, com mesas individuais.

Na quarta-feira (2), a trilha sonora ao vivo será comandada pelos músicos Juliano Rabujah e Fabricio Miyakawa, com o show Jalapeño Apresenta: Mais Vivos do que Nunca. O repertório será formado apenas por cantores e compositores já falecidos.

A ideia é aproveitar a passagem do Dia dos Mortos para relembrar a memória dos parentes e amigos queridos que já se foram e, acima de tudo, celebrar a vida.

-  “Queremos estimular a amizade, tanto as velhas quanto as novas, comemorando a vida e os encontros”, explica um dos sócios do Jalapeño, Ricardo Florentino.

O menu inclui os seguintes pratos: Ceviche, Avati, Bejucos, Colompo, Miguel Hidalgo y Costilla, cheddar, chilli e guacamole com totopos, churros, chopp, Michelada de Chopp, os drinks Margarita e Mojito, refrigerantes e sucos naturais de laranja e limão. Os produtos podem ser consumidos à vontade. O preço é R$ 95,00 por pessoa e as reservas devem ser feitas até às 18h da segunda-feira (31), pelo telefone (27) 3029-4742 ou pelo e-mail contato@jalapenococina.com.br.

História

A história por trás desta comemoração tem mais de 2.500 anos. Segundo a lenda, os celtas acreditavam que no último dia do verão dele, 31 de outubro, os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. 

Eles também acreditavam que oferecer comida apaziguava os espíritos, e decoravam suas casas com caveiras e abóboras ornamentadas. Por ser uma festa pagã, durante a Idade Média, a comemoração ganhou o nome de Dia das Bruxas ou Halloween.

A cultura mexicana incorporou a manifestação, que segue nos dois primeiros dias de novembro, misturando elementos do catolicismo popular, com rituais dos antigos povos que habitavam o México pré-colombiano. Além da decoração, os mexicanos montam no lugar mais importante da casa um altar com a figura do santo da devoção da família e de imagens de Jesus Cristo, fotografias, água, frutas e pratos tradicionais como a famosa torta que eles chamam de pan de muertos.


No dia 2, famílias inteiras se reúnem para comer e dançar em homenagem aos seus mortos. Muitos preferem levar a refeição para os cemitérios, onde passam o dia lavando os túmulos e decorando-os com muitas flores. 

Lá eles rezam, choram, cantam e bebem, porque acreditam que morrer é um fenômeno inseparável da vida e que a melhor forma de enfrentar a sombra da morte é brincar com ela.
Serviço
Festa de Los Muertos. Dias 1º e 2 de novembro, no Jalapeño – Cocina y Cultura. Rua Francisco Generoso da Fonseca, 355, Jardim da Penha, Vitória. Telefones: (27) 3029-4742 e (27) 3029-4743. Cartões: Visa, Mastercard, Dinners e American Express. Facebook: @jalapenococina. Instagram: @jalapenococinaycultura

Atrações

Vila Jalapeño - Mesa com 15 lugares, menu fechado e preço único, para os frequentadores que quiserem compartilhar o jantar com amigos ou desconhecidos que também sejam clientes do Jalapeño. 

O menu inclui Ceviche, Avati, Bejucos, Colompo, Miguel Hidalgo y Costilla, cheddar, chilli e guacamole com totopos, churros, chopp, Michelada de Chopp, os drinks Margarita e Mojito, refrigerantes e sucos de laranja e limão. 

Os produtos podem ser consumidos à vontade. Dias 1º e 2 de novembro a partir das 19 horas. Valor: R$ 95,00 por pessoa, por dia. 
Reservas: até às 18 horas da segunda-feira, 31: (27) 3029-4742. Ou pelo contato@jalapenococina.com.br. 
O restante do restaurante funcionará normalmente com mesas individuais.

Música
Os cantores e compositores Juliano Rabujah e Fabricio Miyakawa prepararam um repertório especial para o projeto Jalapeño Apresenta desta noite, apenas com compositores e cantores que já morreram.

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49