23º Festival de Cinema de Vitória abre inscrições para Oficina de Crítica Cinematográfica

18 de outubro de 2016


O 23º Festival de Cinema de Vitória abriu nesta segunda-feira (17) inscrições para a Oficina de Crítica Cinematográfica.

A Oficina de Crítica Cinematográfica será conduzida pelo jornalista cultural André Dib (foto). Na oficina, os participantes terão a chance de conhecer uma introdução ao pensamento crítico e às possibilidades de refletir sobre a sétima arte.

- “Em encontros teóricos e práticos, a oficina tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento do espírito crítico e da capacidade de se relacionar com os filmes”, explica Dib.

Para tanto, a partir de exibições de obras e de leitura de textos, serão realizados exercícios escritos e orais, nos quais os alunos poderão utilizar técnicas e instrumentos apresentados em sala de aula. Os textos produzidos serão avaliados coletivamente e publicados em um blog. Os alunos vão escrever sobre os filmes exibidos no festival e elejer seus preferidos.

A oficina será realizada dias 14, 15, 16 17 e 18 de novembro na Universidade Federal do Espírito Santo. O 23º Festival de Cinema de Vitória vai abrir outras oficinas, cujas inscrições serão abertas nos próximos dias.

Sobre o oficineiro
André Dib é pesquisador, crítico de cinema e jornalista formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Sua experiência inclui a cobertura de festivais brasileiros e estrangeiros. Tem textos publicados em diversos jornais, revistas e sites. Realiza curadorias para mostras, consultorias para festivais de cinema e é membro da diretoria da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine) e do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC).

O 23º Festival de Cinema de Vitória é uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). Será realizado entre os dias 14 e 19 de novembro, em Vitória/ES. 
Patrocínio: Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Petrobras, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Rede Gazeta. 
Parceiros desta edição: Governo do Estado do Espírito Santo e Universidade Federal do Espírito Santo. 
Apoio cultural: Instituto Sincades e Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e Canal Brasil.


SERVIÇO:
Oficina de Crítica Cinematográfica com André Dib
Local: Universidade Federal do Espírito Santo
Data: 14, 15, 16 e 18 de novembro de 2016
Horário: 9 às 13h

INSCRIÇÕES:
Os interessados poderão até o dia 28 de outubro. Para participar da seleção, é preciso criar um texto de até 2500 caracteres sobre um filme da sua escolha - curta ou longa, ficção ou documentário - incluindo nome, idade, cidade, telefone e escolaridade, e enviar para o e-mail:producao@ibcavix.org.br. 

A mensagem deve conter obrigatoriamente: “Oficina de Crítica: NOME DO INSCRITO”. Podem participar da oficina pessoas maiores de 16 anos.

* Os participantes selecionados serão comunicados via e-mail. Para efetivar a inscrição devem doar 12 litros de leite tipo longa vida integral na sede da Galpão Produções: Rua Professora Maria Cândida da Silva, 115, Bairro República – Vitória/ES. 

Horário: segunda a sexta-feira, das 9 às 16h. As caixas de leite serão doadas para a Associação Feminina de Combate ao Câncer (Afecc).

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49