Oitenta pesquisadores se reúnem em Campinho para encontro sobre Astrofísica, Cosmologia e Gravitação

23 de setembro de 2016


Professor Júlio Fabris, da Ufes, faz palestra sobre “Astronomia no século XXI” para alunos da Emef do Aracê

Pela segunda vez pesquisadores de todo Brasil e estrangeiros de França, Itália, EUA, Suíça, Índia, Rússia, Chile estarão reunidos em Domingos Martins a partir do próximo domingo (25) em um encontro sobre Astrofísica, Cosmologia e Gravitação, durante a 3ª Escola “José Plínio Baptista” de Cosmologia,

Organizada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com apoio da Prefeitura Municipal de Domingos Martins/ES. 

Os estudiosos estarão reunidos durante toda a semana no Aroso Paço Hotel, em Pedra Azul, para participarem de mini-cursos, seminários avançados, ministrados por pesquisadores do Brasil e do Exterior.

-  “Neste ano o foco dos debates será o setor escuro do universo, que são matérias existentes no Universo, sabemos que existem, mas não é possível observá-las”, explicou o pesquisador Hermano Velten, um dos organizadores do evento.

Serão quatro mini-cursos ministrados por pesquisadores de renome internacional: Federico Piazza (Université de Marseille, França) - um dos grandes especialistas do mundo em relatividade geral e física teórica; Luca Amendola (Universität Heidelberg, Alemanha) - um dos investigadores principais do projeto Euclid, agência espacial europeia, que será principal satélite em atividade a partir de 2020; Scott Dodelson (Fermilab, EUA) - um dos principais investigadores mundiais de projetos de observação; e Stefano Profuno (University of California, EUA) – especialista em matéria escura.


Comunidade vai observar
astros na quinta (29)

Além da parte técnica, o evento contará com dois momentos voltados para a comunidade. O primeiro deles será o momento em que os alunos da EMEF Aracê receberão uma palestra sobre “Astronomia no século XXI”, com o professor Dr. Júlio Fabris, da Ufes. O encontro com os alunos será na terça (27), às 7h30m. O objetivo é aproximar os estudantes do assunto e tirar dúvidas e curiosidades dos alunos.

Na quinta-feira (29) será montado na Praça Dr. Arthur Gerhardt, em Campinho, um laboratório de observação. Dois telescópios serão instalados no local para que a população possa observar estrelas e planetas. Toda a ação será orientada por funcionários da Ufes que darão explicações aos moradores e visitantes. A observação poderá ser feita a partir das 20 horas.

O evento é organizado pelo grupo de pesquisa em Gravitação e Cosmologia da UFES (Cosmo-UFES) e pelo Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo), contando com apoio da Ufes (CCE, PRPPG, PPGFis), do CNPq, da CAPES, do Claf e da FAPES. Ela ocorre em alterância com outro evento internacional promovido pelo Cosmo-UFES e pelo PPGCosmo, a conferência Verão Quântico, organizada durante os anos ímpares.

Serviço:
3ª Escola “José Plínio Baptista” de Cosmologia
Data: 25 a 30 de Outubro
Realização: Grupo Gravitação e Cosmologia do Departamento de Física da Ufes
Apoio: Prefeitura Municipal de Domingos Martins
Informações: http://www.cosmo-ufes.org/jpbcosmo2.html

Observação Astronômica
Data: 29 de outubro
Horário: 20h
Praça Dr. Arthur Gerhardt

Com Lorena Müeller e Monique Ferbek

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49