Domingos Martins organiza a formação de sua Banda Marcial

30 de agosto de 2016

Domingos Martins inicia a formação da sua Banda Marcial, sob a coordenação da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. As inscrições estão abertas e os ensaios começaram nesta semana, em Campinho.

A participação na banda é aberta a toda a comunidade martinense a partir de 10 anos de idade. Não é preciso saber tocar instrumento nem possuí-lo, basta efetuar a inscrição e frequentar os ensaios todas as segundas, terças, quartas e sextas, a partir das 17h30m, na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (antiga LBA).

- “O projeto começa do zero, ou seja todo o conhecimento musical será repassado para os participantes, a idéia é fazer uma construção coletiva com aprendizado básico e contribuições de cada um dos participantes”, explica o professor Marcelo Vicente de Souza, coordenador do projeto.

Segundo a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Soemis Lyra dos Santos, a iniciativa vai além do resgate de uma tradição .

- “Queremos promover também inclusão social da nossa juventude. Será muito bacana e todos estão convidados a participar”.

Instrumentos

Os instrumentos musicais utilizados na Banda Marcial Municipal de Domingos Martins unem passado e presente. Trinta e dois instrumentos, entre caixa, tarol, surdo, corneta e outros, que pertenceram à Fanfarra Djalma Brás, formada por alunos da antiga Escola Cenecista de Domingos Martins (Cnec) nos anos 70 e 80, foram recuperados e colocados em uso.

Outras 18 peças entre pandeiros, tamborins, chocalhos, surdo, tarol e caixa, adquiridas pela prefeitura em 2014 para a realização de oficinas de percussão, também serão utilizadas na Banda Marcial Municipal de Domingos Martins.

Os trabalhos para a formação da Banda Marcial Municipal de Domingos Martins começam com previsão de apresentação durante as comemorações ao Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro. 

Mais sobre as bandas marciais

Fanfarras no Brasil ou e Bandas Marciais no Brasil, são os nomes dados as bandas musicais compostas por várias pessoas, músicos, componentes coreográficos. Suas apresentações podem acontecer em ruas, avenidas, ginásios, campos de futebol, trazendo sempre em seus repertórios, músicas e performances das mais diversas.

Além de tocar instrumentos de sopro e percussão, existem componentes que se utilizam da arte cênica para implementar movimentos e beleza ao espetáculo apresentado, podendo vir a utilizar espada, lança, bandeira, mastro, entre outros. Podem ser conhecidos como Linha de frente, Corpo coreográfico, Mor, Baliza de fanfarra, Pelotão de bandeiras.

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49