Centro Cultural Sesc Glória promove Minicurso: “Escrita, herança e invenção na poesia visual brasileira”

11 de julho de 2016

Douglas Salomão


Enviado por Wilson Coêlho


Aos interessados em composições que inter-relacionam texto e imagem, o minicurso "Escrita, herança e invenção na poesia visual brasileira" pretende apresentar um panorama crítico com algumas das principais produções poético-visuais já realizadas ao longo da história. 

Experiências conjugando a palavra à sua potência óptica são recorrentes na literatura há mais de dois milênios. Contudo, veremos como determinadas transformações pelas quais o mundo passou influenciaram a maneira de se conceber a realidade, refletindo-se, consequentemente, no modo de se pensar a própria escrita. 

Nesse território, onde o ato de interagir visualmente com o real e de experimentá-lo intensamente com os olhos se torna inevitável, buscaremos entender alguns aspectos da poesia visual brasileira, assim como pôr em prática exercícios criativos relacionados a esse campo.

Quem é quem?

Douglas Salomão é doutor em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo e membro da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória – ELPV. Interessa-se pela literatura, pela semiótica e pela psicanálise, com ênfase em questões ligadas à poesia visual, à escrita e a experiências que inter-relacionam texto e imagem. 

Realizou intervenções artísticas e poéticas com o grupo performático Scem Real e participa de exposições coletivas de arte. É autor dos livros Zero (Secult, 2006) e NAV(F)AL(H)A (Secult, 2015), ambos premiados pela Secretaria de Cultural do Espírito Santo, e também de Um enlace de três: Augusto de Campos, Ana Cristina Cesar e Arnaldo Antunes à luz da visualidade (Edufes, 2012).

Minicurso: “Escrita, herança e invenção na poesia visual brasileira”
Douglas Salomão
Ficha de inscrição pelo e-mail literatura@es.sesc.com.br
Local/Sala: Banco de textos – Centro Cultural Sesc Glória
Dia/Período: 18 a 22 de julho Horário: 18 às 21hs
Classificação etária: acima de 16 anos.
Valor R$: 20,00 (inteira)
Vagas/Limitação de público: 20 vagas
Realização: SESC/ES

Final das Inscrições: 15 de julho (até as 18hs)
Resultados: 15 de julho, a partir das 20hs por e-mail

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49