Alimentos aliados da dieta durante o inverno, segundo a nutricionista Bianca Cangini

7 de julho de 2016
Agrião, gengibre e alho devem fazer parte do cardápio no inverno.


Bianca Gangini 
(Foto: Syd Lucas)


Nesta época do ano, alimentos ricos em vitaminas, minerais e ômega-3, que atuam nas defesas do organismo, são bons aliados contra gripe e resfriado, doenças comuns do inverno. Agrião, gengibre e alho devem fazer parte do cardápio no inverno.

Fondue, sopas cremosas, chocolate quente, queijos amarelos, massas. Estes são alguns pratos que lembram bastante o inverno, mas, apesar da vontade de consumir alimentos mais gordurosos, a estação mais fria do ano também pode ser relacionada à alimentação saudável e de baixa caloria.

A nutricionista Bianca Cangini (foto) explica por que é comum as pessoas sentirem mais fome no inverno e ingerirem alimentos mais calóricos.

-  “Isto acontece devido à necessidade do organismo em elevar a temperatura corporal e neutralizar a diferença climática. Para não haver excesso de comilança nesta época do ano, uma dica é se alimentar mais vezes durante o dia, evitando os picos de fome”, destacou.

As substituições também são ótimas alternativas. As sopas cremosas, por exemplo – que nem sempre são saudáveis –, podem dar lugar às nutritivas. 

- “Os caldos, que normalmente levam muito queijo, temperos prontos, creme de leite e amido de milho, podem ter como base a mandioca, o feijão, a aveia, a quinoa (importante aliada para a imunidade), além dos legumes e verduras. 


Os temperos prontos, com grande quantidade de sódio e gordura, devem ser evitados. Alimentos como agrião, cenoura, espinafre e repolho podem ser usados para manter o sabor, além do alho e da cebola, que ajudam a proteger o organismo contra infecções”, ressaltou Bianca Cangini.

No inverno, a vontade de comer pratos mais quentes fica aguçada e, muitas vezes, para isso, basta mudar a maneira de preparar os alimentos. Segundo Bianca Cangini, os legumes, as verduras e as frutas não precisam ser riscados da rotina alimentar, mas podem ser preparados de maneira diferente. 

- “Estes alimentos são ricos em nutrientes que contribuem na prevenção de sintomas comuns neste período. Sendo fontes de vitaminas de minerais, eles contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico e auxiliam na prevenção de gripes, resfriados e outros problemas respiratórios. Os legumes, como a abobrinha e a cenoura, podem ser assados, grelhados ou refogados em vez de serem consumidos cru. Já as frutas como a banana, maçã e abacaxi podem ser aquecidas na frigideira”, enfatizou a nutricionista.


Nesta época do ano, pode abusar das frutas da estação: abacaxi, melão, morango, carambola, laranja, mexerica, que são ricas em vitamina C e auxiliam no sistema imunológico.

-  “Uma dica é aquecê-las no microondas ou numa frigideira com um pouco de canela, que tem ação estimulante e termogênica, o que facilita a digestão, diminui o colesterol LDL, controla a glicose e diminui a compulsão por carboidratos e doces”, pontuou Bianca. 


O gengibre também é um importante aliado nesta época do ano. Rica em vitamina C, esta raiz tem ação antisséptica, reduz a inflamação e alivia a congestão nasal.

Por não sentir tanto calor nesta época do ano, normalmente reduzimos a quantidade de água necessária ao organismo. Por isso, para ajudar a preencher o nível que o corpo precisa, os chás podem contribuir.

- “Dê preferências aos chás de hibisco com canela e gengibre”, destacou Bianca.

Por fim, não deixe que o frio seja um fator desmotivador para a prática de atividades físicas. 

- “Uma boa dica para não deixar de se exercitar, é trocar as atividades externas pelas indoor, praticadas em locais fechados”, enfatizou.

Outras sugestões da nutricionista Bianca Cangini para o inverno:

- Substitua o chocolate quente pelos chás

- Substitua doces que levam creme de leite e leite condensado por sobremesas a base de frutas

- Substitua as massas com molhos brancos pelos molhos de tomate e à bolonhesa

- Substitua o fondue de queijo pelos de carne. Se for doce, prefira os com frutas e chocolate amargo

Com Letícia Passos



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