Músico pernambucano Iran Silva comanda oficina “Ritmos de Coco e Toques de Orixás”

7 de março de 2016
Por Paulo Gois Bastos


O músico pernambucano Iran Silva comanda próximo dia 12 de março a oficina “Ritmos de Coco e Toques de Orixás”. Nessa atividade serão abordados os ritmos do Candomblé e os estilos de coco executados no nordeste brasileiro. 

Nascido em meio a tradições religiosas como a jurema, a nação Nagô e a Xambá, Iran cresceu aos sons dos terreiros, vivenciado a força da musicalidade das manifestações culturais e religiosas de Olinda e Recife. Passou infância divertindo-se nos brinquedos carnavalescos que vinham se apresentar em seu terreiro. Do dia a dia em sua comunidade trouxe o amor à música e às práticas religiosas, absorvendo o conhecimento deixado por seus ancestrais e os saberes que hoje são repassados para os mais jovens e a todos que se interessam por conhecer um pouco desta experiência e história de vida.

Seu amor pela música e instrumentos de percussão o levaram ao domínio das técnicas de confecção. Como artesão, Iran realiza um trabalho artístico e único, onde emprega todo conhecimento adquirido em anos de convivência com seus mestres. Ao longo de anos de trabalho, diversos instrumentos já foram confeccionados, sempre de forma personalizada atendendo aos pedidos de alunos, músicos profissionais e terreiros de Pernambuco.

Espalhando sua cultura mundo a fora, e tornando o coco um ritmo cada vez mais apreciado através de seus shows, Iran tem ministrado oficinas para ensinar ao público e músicos as variações e possibilidades deste ritmo contagiante. Diversas oficinas já foram ministradas em estados brasileiros, ocupando diferentes espaços como a Universidade Católica de Pernambuco, Centro de Cidadania Feminino (PE), Instituto do Ator (RJ) e Sesc (SP), entre outros. Também trabalhando como arte educador já ministrou oficinas para crianças e adolescentes em instituições como o Centro de Arte e Cultura Grupo Bongar (PE) e a ONG Casa de passagem (PE).

Ao longo de sua carreira Iran fez parceria com diversos artistas e teve participações em vários grupos musicais, tais como: Grupo Bongar, Pandeiro do Mestre, Mestre Ferrugem, Aurinha do coco, Selma do Coco, Adiel Luna, Ciço Gomes, A Cocada, além de diversos afoxés, candomblés e maracatus. Também participou da trilha sonora da minissérie A Pedra do Reino (Ariano Suassuna).

Atuando com o Grupo Bongar, do qual foi integrante por 14 anos, Iran realizou shows em todo o mundo participando de importantes festivais e eventos, entre eles a Womex (Reino Unido); AME (Cabo Verde); Europalia (Bélgica); The Beat Carnival (Irlanda); Festival do Caribe (Cuba); Feira Internacional da Música de Buenos Aires - Bafim (Argentina); FestRimbó (PA); Festival Brasileiro de Música de Rua de Caxias do Sul (RS); Feira Música Brasil (PE); Feira da Música de Fortaleza (CE); Festival de Folguedos do Piauí (PI); Festival de Cultura de Tradições da Chapada dos Veadeiros (GO);Festival Cara e Cultura Negra (DF); Festival de Cultura de Tradições de São Cristóvão (SE); Teia da Cultura de São Paulo, Minas Gerais e Fortaleza; Festival de Inverno de Garanhuns (PE) e o Carnaval de Pernambuco.

Inscrição: micmaia@gmail.com - R$ 80,00 por pessoa. 

SERVIÇO:
Oficina Ritmos de Coco e Toques de Orixás, com Iran Silva
Dia: 12 de março (sábado)
Local: Casa 10 - Escadaria Cristóvão Colombo - Entrada do Parque Gruta da Onça - Centro - Vitória-ES
Programação:
14 às 15h30m - Toques de Orixás
15h30m às 17h30m - Toques de Coco
18 horas - Roda de Coco
Inscrições pelo e-mail: micmaia@gmail.com / Valor R$80,00
Informações: Thaís Apolinário (27-99887-7377)

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49