XXIV RPG na Ilha: Jogos de tabuleiros e cartas serão neste sábado no Masterplace Mall

27 de novembro de 2015
Os jogos estimulam o convívio social, incentivam o trabalho em equipe e a agilidade de raciocínio


Os  jogos de tabuleiro - ou boardgames - se tornaram mais dinâmicos e elaborados e têm feito muito sucesso e se popularizado entre crianças, jovens, adultos e até em famílias inteiras.

Com a finalidade de reunir amantes de jogos de tabuleiro, cartas, miniaturas ou RPGs (Role Playing Game ou Jogo de Interpretação de Papéis) acontece o XXIV RPG na Ilha, no Masterplace Mall, neste sábado (dia 28), das 9 às 20 horas.

Serão várias mesas, que reúnem de 4 a 8 jogadores. São esperados pelo menos 300 participantes para o evento. 

Os jogos de tabuleiro mais comuns são: Colonizadores de Catan, Domínio de Carcassone, Zombicide, Resistence, Concept, Cyclades, Ticket to Ride. 

Os de cartas: Battle Scenes, Vampire - the eternal struggle, Magic, Pokémon, e, os de RPG: Vampiro - a máscara, GURPS, Dungeons & Dragons, entre outros.

O evento é gratuito e qualquer pessoa pode participar. De acordo com um dos organizadores, Tarcio Martins, não é preciso ser jogador e nem saber jogar. 

- “É só chegar e escolher o jogo porque sempre tem alguém para ensinar. Nossa intenção é desmistificar a forma preconceituosa com que o RPG, por exemplo, é visto. Os benefícios desses jogos são vários, incluindo o estímulo ao convívio social, incentivo ao trabalho em equipe, agilidade de raciocínio, entre outros”.

Sobre alguns jogos

TABULEIRO

Colonizadores de Catan - Catan é uma ilha deserta que tem que ser colonizada. A toda momento surgem novas ruas, matérias-primas são negociadas e pequenas aldeias crescem e tornam-se cidades. Em alguns momentos, há madeira em abundância; em outros, minério. A constante troca de mercadorias cria oportunidades para todos. Mas não demora muito e os espaços diminuem – e tem início uma emocionante disputa por terras, matérias-primas e poder. Porém, uma coisa fica bem clara: só pode haver um soberano em Catan!

Zombicide – Jogo cooperativo para 1 a 6 jogadores, com idade de 13 anos ou mais. Cada jogador controla de um (para 6 jogadores) a quatro (jogo solo) "sobreviventes", seres humanos numa cidade infestada por zumbis. Na verdade, "sobreviventes" logo se tornam "caçadores" para arrasar completamente com os zumbis. No entanto, a equipe deve constantemente manter o equilíbrio entre sobrevivência e matança: conforme o zumbicídio progride, o "Nível de Perigo" aumenta a o número de infectados cresce. Qualquer erro pode resultar em desastre.

CARTAS

Pokémon – jogo de cartas colecionáveis baseadas na série Pokémon. Existem as cartas de Pokémon, Energy, Trainer, Supporter e vida+. O objetivo do jogo é pegar todas as suas cartas prêmio, que você ganha após derrotar um Pokémon amigo.

RPG

Vampiro: a máscara – um dos RPG’s mais conhecidos e jogados em todo o mundo. Vampiro A Máscara é um jogo de influência, disputa de poderes, de política, horror, manipulação e psicologia. Fatores comuns na vida.

Dungeons & Dragons – jogo de fantasia medieval, Dungeons & Dragons é um jogo bem estruturado, no qual cada jogador controla tipicamente um único personagem. 

Durante o curso do jogo, cada jogador dirige as ações de seu personagem e suas interações com outros personagens. 

Uma partida geralmente dura várias sessões, que são chamadas de aventuras. Um conjunto de aventuras relacionadas entre si é chamada de campanha.

História

Os jogos de tabuleiro existem há milhares de anos, misturando competição, estratégia, educação e até rituais mágicos. As pessoas usavam tábuas e jogavam por horas, vários tipos e temas. Um dos principais motivos da popularidade é a integração entre os jogadores. Apesar de alguns serem feitos para partidas em dupla, muitos permitem um número maior de participantes.

SERVIÇO: XXIV RPG na Ilha. 
Sábado (dia 28), das 9 às 20h, no Masterplace Mall. Av. Nossa Senhora da Penha, 2150. Barro Vermelho - Vitória – ES. (27) 3019-6336. GRATUITO. Classificação: Livre.

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49