Dia internacional do xadrez será comemorado com desafio simultâneo no Masterplace Mall

13 de novembro de 2015




O uruguaio Luis Ernesto Rodi será a grande estrela do Desafio Internacional de Xadrez dia 14 de novembro (sábado), no Masterplace Mall, das 14 às 17 horas. O evento antecipa a comemoração do dia internacional do xadrez, celebrado no dia 19.

A organização do evento estima que que Rodi seja desafiado por 50 participantes. O desafio consistirá numa simultânea, onde o uruguaio enfrentará vários enxadristas, profissionais ou amadores, ao mesmo tempo. 

Quem quiser participar como desafiante pode se inscrever gratuitamente no site da Federação Espírito Santense de Xadrez (www.fesx.com.br), mas quem comparecer na hora também poderá participar do desafio. O único pré-requisito é ter mais de 6 anos de idade.

Luis Rodi já esteve algumas vezes no Estado: em 2006, no II Magistral Internacional de Xadrez, em Guarapari; e, em 2012, quando enfrentou cerca de 120 jogadores, na Feira de Ciência e Tecnologia, em Vitória, batendo o recorde estadual.

Recentemente, Rodi, que é mestre pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) venceu uma partida contra o Grande Mestre Rafael Leitão, atual campeão brasileiro de xadrez.

Xadrez Gigante

No dia, também haverá um tabuleiro gigante, com 3 metros de largura x 3 metros de comprimento e peças com cerca de 60 centímetros. Os visitantes vão poder brincar e contar com orientações de instrutores da Federação Espírito-Santense de Xadrez. “O principal objetivo do cenário é demonstrar, de modo lúdico, como é simples jogar xadrez. E também quebrar os tabus que cercam essa modalidade de esporte”, afirma o vice-presidente da Federação, Claudio Ferreira.

Sobre o xadrez

O xadrez é um jogo de tabuleiro, sendo também considerado um esporte. O objetivo principal é aplicar o xeque-mate que significa atacar o rei e deixá-lo sem saída.

Fonte: site www.gentepensando.br

Benefícios do Xadrez

Claudio Ferreira, vice-presidente da Federação Estadual de Xadrez, instrutor e árbitro pela Confederação Brasileira de Xadrez, ressalta alguns benefícios do xadrez:

1. Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas, tais como: atenção e memória.

2. Desperta o raciocínio lógico e o processo de aprendizagem

3. Melhora a tomada de decisões

4. Possibilita socialização e a ressocialização

5. Previne algumas doenças cerebrais

Enviado por Marília Maerques

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49