Cine Gruta exibe documentário “Domínio Público” neste domingo

21 de novembro de 2015




Por Paulo Gois Bastos



Neste domingo (22), às 19h30m horas, o Cine Gruta exibe o longa-metragem “Domínio Público”, de Fausto Mota, Raoni Vidal e Henrique Ligeiro, que questiona o impacto de grandes eventos internacionais na cidade do Rio de Janeiro. 

A sessão faz parte da Semana Pela Soberania Audiovisual, festival latino-americano construído de maneira colaborativa e que difunde olhares transformadores por meio da circulação de produções realizadas por comunidades urbanas, rurais e por povos originários da América Latina. 

Domínio Público é um documentário independente e foi financiado de maneira coletiva. Uma produção da Paêbirú Realizações, o filme investiga as transformações causadas pelos megaeventos na cidade do Rio de Janeiro entre 2011 e 2014, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016. 

O filme une depoimentos de moradores das áreas atingidas, imagens das transformações e falas de pesquisadores como Carlos Veiner, Sonia Fleury e dos deputados Marcelo Freixo e Romário.

Sobre a Semana Pela Soberania Audiovisual

A Semana pela Soberania Audiovisual é um festival que combina linguagens distintas, plataformas e materiais que giram ao redor da linguagem audiovisual e cinematográfica. 

Convoca obras de todas as procedências, enfatizando nas realizações comunitárias da América Latina que se encontram na busca de uma imagem própria, levantando visões diferentes e que não encontram um espaço na rede de distribuição comercial.

A concorrência condiciona o criador a submeter-se ao gosto de um jurado, limitando em muitos casos as opções criativas de realizadores cujas obras não respondam à lógica da indústria cinematográfica. 

Por isso, a proposta de um festival não competitivo, onde o objetivo, mais que ganhar um prêmio ou um reconhecimento, é compartilhar a experiência de realizar mesmo, a fim de encontrar a imagem e a realidade que ela reflete. A Semana Pela Soberania Audiovisual é um festival aberto, plural, democrático, que convida a todas realizações soberanas a somar, sonhar e formar parte da força que constitui os diferentes olhares, críticos, silenciados.

O Cine Gruta está entranhado no Parque Gruta da Onça no Centro de Vitória/ES e foi concebido a partir da vontade de moradores da Rua Barão de Monjardim e ruas próximas em aproveitarem o clima bucólico da localidade para assistir filmes coletivamente. 

A proposta do Cine Gruta é exibir filmes "cavernosos", isto é, a curadoria busca apresentar obras que apresentem narrativas e temáticas pouco convencionais, são filmes feitos muito menos para entreter e mais para provocar e incomodar o espectador.

Serviço:

Sessão do Cine Gruta com a exibição de “Domínio Púlico”, de Fausto Mota, Raoni Vidal e Henrique Ligeiro (2015 / Documentário / 98 minutos)
Dia: 22 de novembro de 2015 (Domingo)
Horário: 19h30m horas
Local: Escadaria Cristóvão Colombo, Casa nº 10 - Parque Gruta da Onça - Centro de Vitória
Entrada Franca

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49