O melhor do Blues internacional e nacional em Vitória

21 de outubro de 2015


O Festival Internacional de Blues e Cervejas Artesanais terá em Taryn Szpilman  
uma de suas atrações (foto)



Um dia dedicado à cerveja artesanal e ao melhor do blues internacional e nacional. Dia 7 de novembro, das 15 às 22h30m, acontece em Vitória, na área de eventos do estacionamento do Shopping Vitória, o ‘Festival Internacional de Blues e Cervejas Artesanais’. 

Além de uma megaestrutura com ar condicionado, som de última geração, com direito a ilhas cervejeiras, praça gastronômica, beer sommelier, a programação musical é um dos destaques. 

O curador musical Stenio Mattos, responsável pela programação do Festival Rio das Ostras Jazz & Blues, no Rio de Janeiro, também será o responsável pela curadoria musical do Festival Internacional de Blues e Cervejas Artesanais.


Uma das atrações será o americano Kenny Brown. De New Orleans, Kenny começou a tocar baixo na igreja aos oito anos de idade. Guitarrista e cantor, com influências do jazz, do blues e do soul, Kenny é um típico exemplo da miscelânea de referências culturais da cidade do jazz e do blues. 

Já tocou com artistas de peso como os Neville Brothers, Bobby Womack, Marva Wright, Gloria Gaynor, Beau Jones, além de ter participado de Jam Sessions com Slash (guitarrista dos Guns..n..Roses) e Stevie Ray Vaughan. 

Ele toca clássicos como Before You Acuse, Stand By Me e What a Wonderful World. Sua música passeia pelo Blues com pitadas de Funk e Soul. O talento e a pegada da guitarra chamam a atenção. O timbre, os licks, as risadas, a forma de conduzir a música, os vícios de linguagem, enfim, tudo caminha pra um caldeirão musical que compõe o Bluesman e Showman que Kenny é.

Outra atração internacional que desembarca com sua gaita para o festival em Vitória é o americano RJ Mischo. 


Cantor, band-leader e harmonicista premiado mundialmente, ele já acumula mais de 25 anos de experiência internacional entre os maiores eventos no mundo. Sua gaita já participou de famosos comerciais na TV norte-americana. 

Mischo já passou em mais de 18 países tocando em Festivais e clubs do gênero, e já conquistou premiações como Blues Music Awards, Blues Blast Awards e Living Blues Awards. 

Sua música é uma combinação de temas próprios e obscuras influências de Blues dos anos 50’s que criam uma mistura emocionante de Grooving Boogies, Bump & Grind, um espécie de hipnóticos grooves elétricos de Chicago Blues.
Ele tem 9 álbuns autorais distribuídos no mundo todo e também pode ser ouvido em 21 álbuns como participação especial de grandes artistas como Jimmie Vaughan, James Cotto, Kim Wilson e John Mayall.

O evento também terá o melhor do blues nacional. Dentre as atrações está a carioca Taryn Szpilman. Há duas décadas vem se aprofundando e dedicando à tradição do Jazz & Blues e suas vertentes como Soul e Rock Clássico. 


É vocalista e diretora artística da Big Band Rio Jazz Orchestra, com quem gravou dois cds, um DVD, e estrelou o aclamado espetáculo "Tributo à Billie Holiday" recebendo a crítica de Jô Soares como a sua melhor intérprete na atualidade. 

Ainda este ano lança o seu quarto cd solo, "The Jazz Lady Sings the Blues Volume III" encerrando uma trilogia dedicada à história do Blues desde os anos 30 até os anos 60. Em 2014 Taryn estrelou como atriz (dubladora) e cantora, o sucesso cinematográfico da Disney "Frozen - Uma aventura congelante" interpretando a protagonista Elsa. O musical se tornou a maior animação da história, recordista de bilheteria no Brasil e no mundo, vencedor do Oscar 2014 como longa de animação e canção original, com o tema "Let it Go"("Livre Estou") interpretado por Taryn oficialmente no Brasil.


Igor Prado e sua banda também se apresentam no evento. Eles se tornaram recentemente a única banda sul-americana a atingir o top #1 (Living Blues Charts) do Blues Americano, como o álbum mais tocado dentro dos EUA em Março e Abril deste ano, um feito inédito. Já passaram pelos maiores Festivais do mundo como o Doheny Blues Festival (EUA), Lucerne Blues Festival (Suiça), Cazorla Blues (Espanha), Australian Music Fest (Austrália) entre outros. 

É a banda sul-americana que mais fez shows internacionais, passando por mais de 25 países ao lado de grandes artistas como Bonnie Raitt, Jimmie Vaughan, Paul Rodgers, The Black Crows, George Benson, Ben Harper, Crosby Still & Nash, Taj Mahal entre outros.

Os capixabas também marcam presença na programação musical do evento, a banda Bad Guys. Formada em 2008, a Bad Guys é um ‘Power Trio’ que surgiu tocando clássicos do blues e do rock, porém com uma leitura própria e peculiar das músicas, misturando a paixão pelo blues com a força do Rock and Roll. A banda é formada pelos músicos: Guto Ferrari (bateria e voz), Ueliton Oliveira (baixo e backing vocals) e Fabricio Hoffmann (guitarras). 


Em dezembro de 2012 foram aprovados na Lei de Incentivo à Cultura de Cariacica ‘João Bananeira’, que proporcionou a gravação do seu primeiro álbum “Blues in Rock”, lançado em dezembro de 2014. O disco traz uma peculiaridade, parte das composições é em português e outra em inglês, o que divide, de fato, o ‘lado A’ e o ‘lado B’, com uma mistura bem equilibrada entre a melancolia do blues e a potência do rock and roll.

Cervejas artesanais


O evento será uma oportunidade de conhecer cervejas artesanais capixabas e também importadas, algumas pela primeira vez apresentadas no Espírito Santo. As três cervejarias capixabas Else, Altezza e KingBier marcam presença no evento, apresentando o melhor da cerveja artesanal produzida aqui. Mas além do foco nas cervejas capixabas, o evento também traz diferentes rótulos de cervejas artesanais de outros países, representadas pela Aliança Distribuidora e a Top Beer.


A convite da organização, quem desembarca em Vitória, especialmente para o Festival, é o Beer Sommelier Luís Celso Junior. Ele será o mestre de cerimônia do evento e durante os intervalos dará dicas de harmonização de cervejas e falará sobre as principais características das cervejas artesanais presentes no festival. 


Luís foi o 3º colocado no 1º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas em 2014 e um dos representantes brasileiros no Campeonato Mundial de Sommelier de Cervejas ocorrido este ano. É professor do Instituto da Cerveja Brasil, Associação Brasileira de Sommeliers - São Paulo (ABS-SP), da Beer Academy e do curso de Administração dos Negócios da Cerveja da Fundação Getúlio Vargas - São Paulo (FGV-SP).

O evento também contará com uma praça gastronômica, com o melhor da gastronomia local, comandada pelo Chef Alessandro Eller. Os ingressos são limitados e já estão à venda pelo Blueticket ou na sede da Rota Eventos. O ingresso da direito a um copo Stack Cup e um refil de cada cervejaria capixaba participante.


Programação:
15h – Abertura
16h – Palestra de cerveja
16h30 – Show Bad Guys
18h – Taryn Szpilman
19h30 – Kenny Brown (EUA)
21h – Banda RJ Mischo (EUA) e Igor Prado Band
22H30 - Encerramento

Serviço:

Festival Internacional de Blues e Cervejas Artesanais – 7 de novembro – sábado – das 15 às 22h30m – Local: Área de eventos do estacionamento do Shopping Vitória – Avenida Américo Buaiz, 200, Enseada do Suá. Ingressos limitados: 1º lote: 120,00 (inteira), 2º lote: 150,00(inteira) e 3º lote: 180,00(inteira). Pontos de vendas: na Rota Eventos e no site www.blueticket.com.br. Classificação: 18 anos. Mais informações: 3319-8110. Organização: Rota Eventos. Co-Realização: Cervejarias Else, KingBier e Altezza. A compra do ingresso dá direito a um copo Stack Cup e um refil de cada cervejaria capixaba (Altezza, Else Beer e KingBier).

Enviado por Danielle Ewald

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49