A última sessão de cinema do 21º Vitória Cine Vídeo Itinerante

26 de outubro de 2015


A mostra de filmes brasileiros percorreu vários municípios do ES


Todas as fotos da mostra itinerante são de Tati Hauer


Na noite de sábado (24), a Praça São Sebastião, na Vila de Manguinhos, na Serra/ES, recebeu a última sessão do 21º Vitória Cine Vídeo Itinerante (foto acima). Na telona, o público assistiu ao documentário “O Sal da Terra”, do diretor alemão Wim Wenders e de Juliano Ribeiro Salgado. 

A exibição marcou o encerramento dessa mostra de cinema ao ar livre que percorreu cerca de 1.300 Km de norte a sul do Espírito Santo para levar o melhor do cinema nacional para moradores e turistas.

Segundo Lucia Caus (Foto: Cacá Lima), Diretora do 21º Vitória Cine Vídeo Itinerante, a iniciativa busca contribuir com a formação de público para o cinema nacional: 

- “além de promover encontros emocionantes com os filmes brasileiros, as exibições são eventos culturais acessíveis para toda a família e que valorizam o espaço público e a comunidade local”. Fazer itinerância de cinema é também ter a chance de lidar com plateias heterogêneas e, ao mesmo tempo, com demonstrações bem sinceras diante dos filmes exibidos.

Além de ser uma ação de difusão cultural, o 21º Vitória Cine Vídeo Itinerante permitiu o contato com a diversidade cultural e de paisagens do território capixaba se constituindo, dessa forma, como um projeto que agrega turismo, lazer e cultura por meio do audiovisual.

Com a forte de influência das heranças alemã e italiana, o município de Domingos Martins, na Região Serrana do ES, sediou a primeira sessão desse circuito de cinema ao ar livre no último dia 17 de outubro. 

Lá, a exibição foi realizada em Pedra Azul (foto à esquerda), no distrito de Aracê, e contou com presença de autoridades locais e estaduais.
No dia seguinte, domingo (18), foi a vez de Marataízes, no litoral sul do Espírito Santo, receber a exibição que contou com uma programação de curtas-metragens brasileiros. Prevista para acontecer na Praia Central, a sessão foi transferida para o bairro da Buraca devido ao tempo chuvoso. 

Três dias depois, o movimentado bairro de Campo Grande, em Cariacica, sediar a exibição que foi realizada na quadra da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Da Região Metropolitana de Vitória, a equipe do 21º Vitória Cine Vídeo Itinerante foi para o norte capixaba. A penúltima sessão da mostra aconteceu no dia 23, sexta-feira, e teve a bucólica Vila de Itaúnas (foto à esquerda), em Conceição da Barra, como cenário. 

Importante colaborador na mobilização dos moradores para a exibição, o secretário de Meio Ambiente de Conceição da Barra, André Tebaldi (foto abaixo), esteve presente na exibição e ressaltou a importância desse tipo de atividade cultural: 

- “Itaúnas é uma comunidade receptiva a ações culturais desse tipo, pois são eventos que aglutinam as famílias e moradores. A programação de filmes mostra, especialmente para as crianças e jovens, o mundo que existe lá fora, com outras culturas e tradições. Assim o audiovisual se apresenta como uma arte que permite conhecer novas formas de vida”.

O 21° Vitória Cine Vídeo Itinerante é uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, da Petrobras, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Caixa Econômica Federal e da Rede Gazeta. Essa iniciativa também conta com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, com o apoio cultural do Instituto Sincades e com a parceria das prefeituras locais.

Paulo Gois Bastos é jornalista
 Comunicação Galpão Produções / IBCA
+55 27 3327-2751 / 98134-6831
festivaldevitoria.com.br

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49