Jornalistas do Estadão e da Veja revelam bastidores políticos de Brasília

28 de setembro de 2015
O que acontece em Brasília? Para falar sobre os bastidores da política, o Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta traz dois jornalistas capixabas que se especializaram em cobertura política e jornalismo investigativo. 

Leonencio Nossa, repórter do jornal Estado de São Paulo, e Rodrigo Rangel, editor de política da revista Veja, vão debater o tema “Reportagens Especiais e Cobertura Política”, com a mediação do editor executivo de A Gazeta, Eduardo Caliman. O encontro é aberto ao público nesta segunda-feira (28), às 10h, no auditório da Rede Gazeta, em Vitória/ES.

Os palestrantes atuam na Capital Federal e têm vasta experiência em jornalismo, com vários prêmios pelo trabalho desenvolvido em prol dos direitos humanos e na área de reportagem investigativa. 

Leonencio Nossa soma 21 prêmios e menções honrosas nacionais e internacionais. É autor dos livros “Viagens com o presidente”, “Homens invisíveis”, “O rio” e “Mata!”. Atualmente escreve a biografia de Roberto Marinho, fundador da Rede Globo.

Rodrigo Rangel é editor da revista Veja e já conquistou o Prêmio Imprensa Embratel, o Prêmio Líbero Badaró, o Prêmio Latino Americano de Jornalismo Investigativo e, três vezes, Prêmio Esso de Jornalismo. Já passou pelas redações de O Globo, O Estado de S.Paulo, Correio Braziliense, Época e Istoé. Em Vitória, trabalhou nas rádios CBN e Universitária.

O Curso de Residência é realizado pela Rede Gazeta há 18 anos. De setembro a dezembro, universitários e recém-formados mergulham na produção de jornalismo da empresa. Entre as atividades estão palestras e debates sobre o exercício da profissão. 

No último dia 14 de setembro, a palestrante foi a jornalista da TV Globo Carol Barcellos. 

Leonencio Nossa

É repórter do jornal O Estado de S. Paulo em Brasília. Recebeu 21 prêmios e menções honrosas nacionais e internacionais por trabalhos nas áreas de política, direitos humanos e história, incluindo Esso de Jornalismo, Sociedade Interamericana de Imprensa e, em três ocasiões, Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. É autor dos livros “Viagens com o presidente”, “Homens invisíveis”, “O rio” e “Mata!”. Também escreveu os cadernos especiais Guerras Desconhecidas do Brasil, Dos Andes ao Atlântico, Meninos do Contestado, Sangue Político e Favela Amazônia. Teve trabalhos reconhecidos nas Conferências Latino-Americanas de Jornalismo Investigativo, do Instituto Prensa y Sociedad, em Buenos Aires, Guayaquil e Cidade do México. Atualmente, escreve uma biografia do empresário das comunicações e Roberto Marinho, da Rede Globo.

Rodrigo Rangel

É editor da revista Veja e vive desde 2003 em Brasília (DF), onde cobre política, com foco em reportagens investigativas. Já passou pelas redações de O Globo, O Estado de S. Paulo, Correio Braziliense, Época e Istoé. Em Vitória, trabalhou nas rádios CBN e Universitária. Ganhou alguns dos mais importantes prêmios da profissão, como o Prêmio Imprensa Embratel, o Prêmio Líbero Badaró, o Prêmio Latino Americano de Jornalismo Investigativo e, por três vezes, o Prêmio Esso, o maior do jornalismo brasileiro. É autor da primeira reportagem a mostrar até onde chegaria o petróleo descoberto a partir da Operação “Lava-Jato” e produziu reportagens importantes sobre o mensalão. Em 2009, foi autor de uma série de reportagens que envolviam personagens do Congresso Nacional, como o ex-presidente José Sarney, em graves suspeitas de corrupção.

Eduardo Caliman

Foi repórter, subeditor e editor de Política de A Gazeta. Possui especialização em edição pelo Centro de Extensão Universitária da Universidade de Navarra. Ganhou prêmios como editor de cinco reportagens no Prêmio Capixaba de Jornalismo e foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo, categoria Regional.

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49