22º Festival de Cinema de Vitória abre inscrições para 2º Concurso Nacional de Webséries

2 de julho de 2015



Estão abertas até o próximo dia 17 de julho as inscrições para o 2º Concurso Nacional de Webséries do 22º Festival de Cinema de Vitória.


Por Danielle Ewald

Elas serão efetuadas somente através do site do Festival (www.festivaldevitoria.com.br).

Essa iniciativa é voltada para novos realizadores de audiovisual de todo o Brasil que estejam à frente de seu primeiro ou segundo projeto audiovisual para web. Serão contempladas quatro propostas de websérie, ficcional ou documental.

Os quatro diretores ou roteiristas dos projetos escolhidos serão contemplados com passagem, transporte local, alimentação e estadia.  Eles participarão de treinamento para desenvolvimento da websérie durante o 22º Festival de Cinema de Vitória, de 11 a 16 de setembro de 2015.

Nessa formação, que será ministrada pela equipe da TV Cocriativa, serão trabalhados conceitos básicos da produção audiovisual colaborativa contemporânea, com o intuito de incentivar o aperfeiçoamento profissional dos participantes.

Cada vez mais, a web tem se firmado como importante janela para a produção audiovisual. Isso tem possibilitado uma maior liberdade e, ao mesmo tempo, exigido responsabilidade e necessidade de capacitação por parte de artistas e produtores audiovisuais. 

- “Concursos como esse do Festival de Cinema de Vitória são fundamentais para permitir que profissionais se capacitem em meio a essa grande efervescência, oferecendo um espaço ideal para concepção e aperfeiçoamento de projetos de websérie”, avalia Vinícius Cabral, idealizador e fundador da TV Cocriativa com Igor Amin.

Seleção
A escolha dos vencedores terá duas etapas. A primeira será a pré-seleção das inscrições, feita por uma comissão julgadora formada por profissionais do setor audiovisual, cuja escolha estará sob a responsabilidade da Galpão Produções e da equipe da TV Cocriativa. Os pré-selecionados serão conhecidos até o dia 24 de julho.

Os critérios utilizados serão excelência e relevância do projeto; qualidade artística da concepção de ideia; potencial de realização do proponente, de acordo com informações fornecidas no projeto; e experimentação de linguagem e estética da proposta. A exigência é que essas produções audiovisuais sejam pensadas especificamente para a plataforma web, com público, janelas e formatos específicos, e não como extensão de programas televisivos.

A segunda etapa consistirá em uma entrevista online com os pré-selecionados. A previsão é de que os nomes dos diretores ou roteiristas das quatro propostas escolhidas para participar sejam divulgados no dia 3 de agosto.

TV Cocriativa
Atuando desde 2006 e baseada na ideia de que o audiovisual é feito com invenção, cocriação e empatia, a TV Cocriativa desenvolve pesquisas em audiovisual, educação e novas tecnologias; oferece serviços para internet e mídias móveis - como microvídeos, videoclipes, vídeo-instalações, intervenções e flashmobs; realiza formações - por meio de oficinas e consultorias criativas; coberturas de eventos, programas de TV e filmes para cinema.

Entre os trabalhos voltados da TV Cocriativa para a infância estão o videoclipe da canção “Ficar Estranho”, da banda infantil Pequeno Cidadão, e “O que queremos para o mundo?”, um projeto colaborativo que promove ações na internet e possui um programa televisivo no canal Gloob, da Globosat, além de um filme de longa-metragem.

Outros projetos da empresa são o webcast colaborativo TV Cocriativa, que reinventa a linguagem da televisão e propõe novas formas de assistir a imagens em movimento pela internet, e o Coopass, um sistema de microcréditos desenvolvido por uma rede de jovens colaboradores.

O 22º Festival de Cinema de Vitória é uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, da Petrobras, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Rede Gazeta e da Prefeitura Municipal de Vitória, além do apoio do Canal Brasil, CiaRio, DOT, Mistika, Cinecolor, Cesan e Ufes.

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49