Inscrições para o 22º Festival de Vitória podem ser feitas até 5 de junho

8 de maio de 2015


Por Thaís Tomazelli


Estão abertas as inscrições para o Festival de Vitória - 22º Vitória Cine Vídeo (VCV). Podem ser inscritos filmes de todo o Brasil nos formatos de curta e longa-metragem nos diversos gêneros - ficção, documentário, animação etc.

O Festival será entre os próximos dias 11 e 16 de setembro, em Vitória/ES, e, além das mostras competitivas, contará com lançamentos, debates, oficinas e homenagens.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 5 de junho: www.festivaldevitoria.com.br.

Maior evento de audiovisual do Espírito Santo, o VCV anualmente traz para o público do ES uma seleção com as mais recentes realizações cinematográficas brasileiras e insere o estado no circuito nacional de festivais de cinema.
Para a 22ª edição, serão aceitos filmes finalizados em 2014 ou 2015 que tenham sido captados, originalmente, em qualquer tipo de suporte (película, digital etc), porém serão exibidas apenas as produções que possuam cópia nos formatos DCP (sem KDM / DCP aberto), MOV/MP4 H264 ou Bluray.

Mostras

Confirmando o modelo de sucesso dos últimos anos, o 22º VCV apresentará a Mostras Competitivas Nacionais de Curtas e de Longas Metragens, a Mostra Foco Capixaba, a Mostra Corsária, a Mostra de Animações, a Mostra Quatro Estações e Mostra de Filmes Lei Rubem Braga. Todas essas mostras terão caráter competitivo.

Completam a programação o já tradicional Festivalzinho de Cinema e os Concursos de Roteiro Capixaba e de Web Séries, bem como o lançamento de longas-metragens nacionais e as aguardadas homenagens a uma personalidade do Cinema Nacional e uma do Cinema Capixaba.



Uma das sessões do Festival, ano passado no Theatro Carlos Gomes


A curadoria fica novamente a cargo do professor e cineasta Erly Vieira Jr. e do cineasta e crítico de cinema Rodrigo de Oliveira. A direção geral do Festival de Vitória é de Lucia Caus.

Novo Troféu

Nesta edição, o Festival de Vitória – Vitória Cine Vídeo substituirá o Troféu Marlin Azul pelo Troféu Vitória, objeto concedido aos filmes e profissionais premiados nas mostras e concursos do VCV.

Uma homenagem à capital capixaba e inspirado na deusa greco-romana homônima, o novo troféu é uma criação do designer paulista Tito Trigo. Ao todo, na cerimônia de encerramento do Festival, serão distribuídos cerca de 30 troféus, além das possíveis menções honrosas.

A escolha dos filmes premiados será feita por júris formados por profissionais com reconhecida inserção e carreira na área audiovisual.

O Festival de Vitória é um importante espaço para o intercâmbio de profissionais do audiovisual e para a formação de plateia para o cinema produzido no nosso país, além de contribuir com o desenvolvimento da linguagem e técnica de produção de curtas e de longas-metragens.

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o Festival de Vitória - 22º Vitória Cine Vídeo acontecerá entre os dias 11 e 16 de setembro, em Vitória/ES.


COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49