Culturada Viral na Barra do Jucu começa quarta-feira. Programação completa

11 de maio de 2015
Enviado Por Tarcísio Bahia

Poesia, música, folclore, meio ambiente, saúde, fotografia, surfe, gastronomia, teatro, artes plásticas, capoeira, cinema, brincadeiras de rua e muito mais








Banda de Congo da Barra do Jucu, um símbolo da comunidade


Tudo isso movimenta a Barra do Jucu entre os dias 13 e 17 de maio, na Primeira Culturada Viral, evento criado pela comunidade da Barra do Jucu, Vila Velha/ES, preocupada com o esvaziamento e abandono de alguns espaços públicos do bairro.

De forma voluntária, os moradores passaram a trabalhar a ideia de um evento que envolvesse toda a comunidade e resgatasse as potencialidades da região – considerada celeiro cultural capixaba.

A ideia é criar uma agenda cultural, esportiva e ambiental, promovendo a ocupação dos espaços públicos e privados, provocando um resgate do bucolismo local, além de valorizar e fortalecer as manifestações culturais de Vila Velha.

Entre as atrações do primeiro Culturada Viral estão as bandas Casaca e Kalifa e as bandas de congo da Barra do Jucu, num evento onde todos os participantes, músicos, artistas e organizadores do evento são voluntários, num desabafo pelo apoio à cultura local.



A pentacampeã de bodyboard Neymara Carvalho (fotos) também está entre as participações especiais da Culturada Viral, com um aulão de bodyboard na Praia do Barrão.

Outro objetivo do evento é apresentar as novas caras da cultura capixaba, músicos, atores, artistas plásticos, cineastas, fotógrafos, entre 
outros.


A Culturada Viral tem início no dia 13 de maio (quarta-feira), às 19 horas, na Praia do Barrão, com uma roda de congo com as três bandas locais. 

A data foi escolhida pois, neste dia, até cerca de 20 anos atrás, era realizada a Festa do Morro da Concha, tradicional entre os moradores.




A prainha da Barra do Jucu, depois do rochedo da praia do Barrão


O evento prossegue no dia 14 (quinta) com mostra de vídeos e show musical no restaurante Cais da Barra. Dia 15 (sexta), na Praça Pedro Valadares (pracinha da Barra) haverá feira gastronômica e de artesanato e show com a banda Kalifa, além de outros shows nos bares locais.

Na sábado e no domingo (16 e 17/05) a programação segue dia e noite com atividades diversas para todas as idades: oficinas, shows musicais, campeonato amador de surfe, atividades físicas na praia e na praça, roda de capoeira, caminhada ecológica, feira de vinil, brincadeiras de rua com a criançada, oficinas de artes, sarau de poesias, teatro na rua, entre outras (confira a programação completa abaixo).

Durante o evento o comércio local oferecerá descontos em alimentação e hospedagem. Com o objetivo de atrair visitantes e movimentar ainda mais a economia da região, pousadas, lanchonetes e restaurantes estarão com pacotes promocionais e pratos elaborados especialmente para o evento.


A trilha para ir para a prainha

A Culturada Viral investe no social, com o apoio à Associação Beneficente da Criança e do Adolescente (Abeca). 

A entrada para os diversos eventos que integram a programação será alimento não perecível, agasalho, livros ou brinquedos, que serão doados para Abeca, instituição local que trabalha no contra turno escolar oferecendo atividades e alimentação para crianças e adolescentes em situação de risco.

PROGRAMAÇÃO CULTURADA VIRAL

Quarta, 13 de maio

- Abertura da Exposição Itinerante Andada Fotográfica – Com fotos dos alunos da Escola Municipal Tufy Nader, mostrando o olhar das crianças e adolescentes sobre a Barra do Jucu. No Lanches Barrão, a partir das 18 horas. Na Praia do Barrão.

- Homenagem do surfe – Reinstalação da prancha em homenagem a Gordinho Bororó, o precursor das escolinhas de surfe e dos campeonatos na Barra do Jucu, que foi assassinado há mais de 10 anos. Às 19 horas, na Praia do Barrão.
- Grande Roda de Congo – Encontro das três bandas de congo da Barrra do Jucu: Mestre Honório, Mestre Alcides e Tambores de Jacarenema, às 18 horas, na Praia do Barrão.

Quinta, 14 de maio

- Cineclube com Samba – Circuito de cinema, com a exibição de vídeos que falam da Barra do Jucu, como “Procurando Madalena” (Ricardo Sá), animação feitas pelas crianças da UMEF Tuffy Nader produzida pelo Instituto Marlin Azul e “Mestre Alcides” (Inara Novaes). Nos intervalos, apresentação da banda Sandália de Pescador, com samba de raiz, bossa nova e MPB no repertório. A partir das 19 horas, no Cais da Barra.

Sexta, 15 de maio
- Roda de Congo – Apresentação da Banda Mestre Alcides, na Praça Pedro Valadares, às 19 horas.
- Gastronomia e Arte – Feira com barracas de comidas típicas e mostra cultural de diversos artistas plásticos, na Praça Pedro Valadares, a partir das 19 horas.
- Kalifa – Show com o sambarock da banda que é hoje uma das principais referências da música capixaba. Na Praça Pedro Valadares, às 20 horas.
- Noite dançante – Seresta com músicas que serão sempre eternas. No repertório, sucessos da Jovem Guarda, samba canção, bolero, forró, xote e baião. No Campo do Barrense, a partir das 20 horas. Com Zé Leandro (violão sete cordas), Edmundo (cavaquinho) e Sebastião Calazans (teclado e voz).
- Abrantes – Show de MPB Rock com a banda fundada em Minas Gerais, mas que se tornou barrense. No Cais da Barra, às 22 horas.

- Jangada Nossa – Baladas, rock, samba e músicas românticas, com a banda formada por Lobão, Dulce, Rojeane Setúbal e Simone Carlos. No Enxagaú, às 23 horas.

Sábado, 16 de maio

- Saúde na Praia – Circuito na praia, com atividades físicas para pessoas de todas as idades, a partir das 7 horas, na Praia do Barrão.
- Caminhada Ecológica – Passeio pela Praia do Barrão, Morro da Concha, Cruzeiro, entre outros pontos turísticos da Barra do Jucu. Saída às 7 horas da Praia do Barrão.
- Campeonato SOS Biscoitinho – Campeonato de surfe amador para surfistas de todas as idades. A partir das 7 horas, na Praia do Barrão. Inscrição: um pacote de biscoito que você gostaria de ganhar.
- Aulão de Body Board com Neymara Carvalho –Oficina gratuita de surfe com a pentacampeã de bodyboard, a partir das 8 horas, na Praia do Barrão.
- Feira de Artesanato e Gastronomia – Das 12 às 23 horas, na Praça Pedro Valadares.
- 15ª Feira Capixaba de Discos – Raridades da música nacional e internacional em Vinil e CDs, ao som de clássicos do rock’n roll com o DJ Nelson Abelha. No Cais da Barra, a partir das 12 horas.
- Mesa de Estêncil – Cada um traz sua camisa, bolsa ou o que quiser para pintar a logomarca da Culturada Viral junto com a coordenação do artista plástico Tomaz Musso. No Cais da Barra, a partir das 12 horas.
- Visita ao Teatro – Visita monitorada com o diretor Paulo DePaula ao Teatro da Barra, um dos grupos de teatro mais antigos do País. Às 14 horas, na rua Antônio Santos Leão, 114.
- Sururu com os Pescadores – Apresentação de vídeos que tratam do tema das pescarias de beira de praia e dos desafios que os pescadores enfrentam na reprodução de seu modo de vida. Videos: "Alguém tem que se responsabilizar" (Ricardo Sá), "Tradições à Deriva” (Geppedes/Ufes) e "(Des)embarco: Paradoxos da Pesca Artesanal em Itapoã” (Geppedes/Ufes). Em seguida haverá um bate papo com a comunidade, pescadores e especialistas sobre as questões abordadas nos vídeos. Tudo isso temperado com o tradicional sururu da Barra do Jucu. A partir das 15 horas, no Bar do Lhun Lhun.

- Exposição Itinerante Andada Fotográfica – Com fotos dos alunos da Escola Municipal Tufy Nader, mostrando o olhar das crianças e adolescentes sobre a Barra do Jucu. No Bar do Lhun Lhun, a partir das 15 horas.

- Siri de Tamanco – Show com a banda oficial do Bloco Surpresa, trazendo as músicas que animam o Carnaval da Barra do Jucu há quase 30 anos. No Cais da Barra, às 17 horas.
- Capoeira – Aulão e apresentação de capoeira, maculelê e samba de roda com o grupo de capoeira Dendê Maruô, com a coordenação do professor Tatuagem e do instrutor Fábio Fubeca. A partir das 18 horas, na Praça Pedro Valadares.
- Roda de Congo – Apresentação das bandas de congo Tambores de Jacarenema, em frente ao Bar do Cobrinha, às 18 horas.
- Sarau de Poesias – Com a participação da Academia Espírito Santense de Letras, apresentação de Jogral de Vinícius de Morais com o Grupo de Teatro da Barra, performance de escritores da Barra e artistas locais, no Bar do Cobrinha, às 18h30.
- Congo na Praça – Apresentação da Banda Mestre Honório, às 19h30, na Praça Pedro Valadares.
- Banda Casaca – Show com a banda, na Praça Pedro Valadares, às 20h30.
- Barratuque – Show de samba-reggae, samba-congo e samba-rock com a banda, no Cais da Barra, às 22 horas.
- Raul – Músicas autorais e rock nacional no show com Raul Mesquita (voz e violão), Girafa (percussão) e Marcinho (baixo), no Enxangaú, às 23 horas.

Domingo, 17 de maio





- Saúde na Praça – Aulão de como utilizar os aparelhos públicos da praça para fazer exercícios físicos. Aulão de alongamento e auto-postura, com orientações específicas para a terceira idade, com coordenação da fisioterapeuta Elisa Franci Gonçalves. A partir das 7 horas, na Praça Pedro Valadares.
- Oficina de Políticas Públicas – Mecanismos de participação popular e processos decisórios. Debate e deliberações coletivas com profissionais de ciências humanas, gestores e a comunidade da Barra do Jucu e entorno, mediado pelo sociólogo Sandro Juliati, do Núcleo Rizoma Ambiental. Na Pousada Brisa na Barra, de 10h às 12h.
- Feira de Artesanato e Gastronomia – Das 12h às 23 horas, na Praça Pedro Valadares.
- Mesa de Estêncil – Cada um traz sua camisa, bolsa ou o que quiser para pintar a logomarca daCulturada Viral, com a coordenação do artista plástico Thomaz Musso, a partir das 12 horas, na Praça Pedro Valadares.
- Passeio pela Arte – Visita monitorada ao Atelier Kleber Galvêas, às 14 horas.
- Oficina de Máscaras – Aula gratuita com o artista plástico Vinícius Oliveira, contando a história das brincadeiras de máscaras no Carnaval da Barra e apresentação das técnicas de confecção. No Atelier do Kleber Galvêas, a partir das 15 horas.
- Roda de Congo com as Crianças – Apresentação da Banda de Congo Mirim Tambores de Jacarenema, a partir das 16 horas, na Praça dos Pássaros.
- Brincando na Praça – Tarde de brincadeiras de rua para a criançada, resgatando as brincadeiras de antigamente, como queimada, corrida de saco, passa anel, pique, entre outras atividades para crianças de 3 a 12 anos. Na Praça Pedro Valadares, a partir das 16h30.
- Contação de Histórias – Na Praça dos Pássaros, às 16 horas.
- Oficina de Flores – A criançada vai aprender a fazer flores de cartolina com conversa paralela sobre os direitos da praça.
- Mostra de Vídeos de Animação – Na Praça dos Pássaros, às 17h30.
- Inauguração do Cineclube Claudino de Jesus – Lançamento da sala de cinema da Barra do Jucu, com a exibição dos vídeos "Homenagem da ABDC à Paulo De Paula e Branca Santos Neves", de Ricardo Sá. "Nega do Ébano", de Valentina Krupnova, baseado no livro do Pedro Maia; "Preta do Ébano e os sete bandidos", e "Baía do Espírito Santo", de Antonio Claudino de Jesus. No Teatro da Barra, às 18 horas.
- Roda de Congo – Apresentação da Banda Mestre Honório, no Teatro da Barra, às 18 horas.

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49