Festival Cultural de Vitória apresenta seis bandas de congo na 5ª edição

19 de dezembro de 2014


Texto de Letícia Passos



Neste domingo, dia 21, bandas de congo do Espírito Santo sobem ao palco do Ilha Shows para celebrar uma das maiores e mais tradicionais manifestações da cultura capixaba.

Ao som de tambores e casacas, elas participam do 5º Festival Cultural de Vitória, que tem início às 13 horas, com entrada gratuita.

Com seus mastros e roupas típicas, seis bandas vão se apresentar no festival: Panela de Barro (Goiabeiras, foto acima);  Beatos de São Benedito (Centro de Vila Velha, foto abaixo, à direita); Unidos de Boa Vista (Roda D’água); Mestre Tagibe (Roda D’água); e Unidos de Boa Vista Mirim (Roda D’água, terceira foto).

As apresentações de cada grupo devem durar cerca de 30 minutos.

- “Para nós é um prazer poder reunir bandas de congo tão tradicionais do Espírito Santo num festival cujo principal objetivo de disseminar a cultura capixaba. Estas bandas fizeram história no nosso Estado”, destacou Eduardo Pagani, da Espírito Arte e Entretenimento, organizadora do evento.

A banda de congo Panela de Barro, por exemplo, foi fundada em 1938, com o nome de Banda de Congo de Goiabeiras.

Em 1980, o grupo passou a ser coordenado pelo proprietário de fábrica de panelas de barro, Arnaldo Gomes Ribeiro, por isto a mudança no nome.

Há cerca de 13 anos, a banda foi revitalizada pela historiadora Jamilda Alves Rodrigues Bento, filha de paneleira, nascida em Goiabeiras.

A 5ª edição do Festival Cultural de Vitória terá também demonstrações de grafite, capoeira e confecção de panela de barro, simultaneamente às apresentações musicais no Ilha Shows.

O evento é uma realização da Espírito Cultura e Entretenimento e tem apoio do Ministério da Cultura, da Dacasa Financeira e da Souza Cruz.

SERVIÇO:
5ª Festival Cultural de Vitória
Data: 21 de dezembro (domingo)
Local: Ilha Shows
Horário: A partir das 13 horas
Entrada Franca

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49