Mais de mil plantas estarão expostas na Blumenfest em Campinho, Domingos Martins, neste fim de semana

15 de outubro de 2014


As menores orquídea e bromélia do mundo serão mostradas na exposição


Entre os dias 16 e 19 de outubro, Campinho, Domingos Martins/ES, conhecida por suas belezas naturais, estará ainda mais florido com a 17ª Blumenfest, a Festa das Flores, no centro da cidade.

A Exposição de Orquídeas chega ao seu 16º ano. Haverá também programação artística, com apresentações musicais e exposição de pintura.

Neste ano cerca de 100 expositores dos municípios de Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Maria de Jetibá, Vitória e Cariacica, celebram a primavera trazendo mais de mil plantas para o evento.

Isso porque, além de ser conhecida como “Cidade do Verde”, Campinho é terra de orquídeas devido ao clima de montanha e grande área verde. A cidade é considerada o berço de muitas espécies do Estado.

- “Para termos dimensão do potencial do Espírito Santo, no mundo existem 25 mil espécies de orquídeas com 660 gêneros. No Brasil temos 2.500, das quais 800 estão no Espírito Santo. Grande quantidade de híbridos naturais de toda região estarão expostas durante a Blumenfest”, explica o orquidófilo Leodério Velten.

Ele explica também que o município possui espécies como a Cattleya warneri, considerada a maior orquídea em tamanho de flor no mundo: sua flor pode alcançar até 25 cm de diâmetro.

É nativa também da região a Barbosella miersii, uma micro-orquídea que possui a menor flor do mundo.

Sua flor é do tamanho da cabeça de um alfinete. Outras espécies também como a Cattleya schilleriana, Cattleya schofieldiana, Cattleya whitei, Cattleya gutata, Sophronitis, miltonias e muitas outras fazem parte da flora da região.

Além das orquídeas, Domingos Martins também possui bromélias, dentre elas a Neoregelia Lilliputiana que é considerada a menor espécie de bromélia do mundo. Difere das demais pelo tamanho da planta, que é muito reduzido, e lhe proporcionou este nome. Suas folhas são carnosas e por isso não formam depósito de água, como é comum no gênero. Sua flor é da cor azul céu.

E para quem quiser levar um pouco do colorido da Festa das Flores para casa, haverá comercialização de flores, cactos e outros tipos de plantas. No ano passado a comercialização foi sucesso. De acordo com a organização, os mais de 20 floristas participantes da feira de vendas, anexa à exposição, tiveram seus estoques esgotados.

- “Muitos produtores de flores ainda buscaram remessas extras, mas o sucesso foi tanto que até essas plantas foram vendidas”, relembra Leodério.

A Blumenfest e a Exposição de Orquídeas são realizadas pela Prefeitura de Domingos Martins em parceria com o Núcleo de Orquidófilos de Domingos Martins e Marechal Floriano.

Outras atrações

Como atrações paralelas estão a exposição de arte alemã camponesa, o Bauernmalerei, e de esculturas construídas com coco.

PROGRAMAÇÃO

16 de outubro (Quinta-Feira)
19h: Abertura da Praça de Alimentação
19h30: Desfile para eleição do Rei e Rainha Mirim e Rainha Juvenil da Blumenfest
Local: Espaço Cidade do Verde

17 de outubro (Sexta-Feira)
19h: Abertura Oficial
20h30: Apresentação da Banda Marcial Thalma Sarmento
21h30: Show com Edson Mineiro e Goiano
Locais: Área de Exposição (em frente à Praça Dr. Arthur Gerhardt) e Espaço Cidade do Verde

18 de outubro (Sábado)
9h: Abertura da Exposição de Flores
12h: Abertura da Praça de Alimentação

14h: Apresentação musical com Daniele da Concertina (foto à esquerda)

16h: Apresentação musical com Evangelo e seus Teclados
19h30: Apresentação Cultural com o Grupo de Danças Folclóricas Blumen Der Erde de Soído
21h30: Apresentação musical com Trio Trivius
23h30: Show com Banda Vinil
Locais: Área de Exposição (em frente à Praça Dr. Arthur Gerhardt) e Espaço Cidade do Verde

19 de outubro (Domingo)
9h: Abertura da Exposição de Flores
12h: Abertura da Praça de Alimentação
13h30: Apresentação Cultural com o Grupo de Danças Folclóricas Hochlandtanz de Cariacica
14h: Apresentação musical com Amigos da Viola
16h: Apresentação musical com Evangelo e Seus Teclados
18h: Encerramento com o show com a Banda Curti Som
Locais: Área de Exposição (em frente à Praça Dr. Arthur Gerhardt) e Espaço Cidade do Verde.

Com informações de Lorena Müller e Monique Ferbek

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49