Caco Barcellos abre Curso de Residência com palestra para 200 pessoas

15 de setembro de 2014
“Procuro estar o mais envolvido possível com a história que vou contar”.

Foi a mensagem do repórter e diretor do programa “Profissão Repórter”, jornalista Caco Barcellos, durante palestra de abertura do 17º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta, realizado na manhã desta segunda-feira (15).

Caco falou de sua trajetória de mais de 40 anos no Jornalismo e como é a experiência de comandar uma equipe de jovens profissionais no programa “Profissão Repórter”, exibido pela TV Globo às terças-feiras. Sua rotina de trabalho é de 12 a 13 horas por dia.

- “Nunca saí da rua. Isso é raro hoje na profissão. O maior aliado que temos no nosso trabalho é a informação. E informação de qualidade”, relata.

Ao idealizar o programa da Globo, em 2008, seu objetivo era mostrar a dinâmica de trabalho de um grupo de profissionais que faz de tudo: atua como repórter, produtor, cinegrafista e editor ao mesmo tempo.

E a condição para entrar para o grupo é que o jovem não tenha experiência em televisão.


- “Eles participam de todas as fases da reportagem”, explica.

Caco acredita que, desta forma, o profissional se envolve ainda mais com o conteúdo e cria uma aproximação com as fontes.

Ele apresentou alguns vídeos sobre sua atuação como repórter e falou também sobre a experiência na produção de reportagens investigativas e na cobertura de matérias ligadas à injustiça social e à violência.

Como o jornalista lida com o medo? Enfrentando. Em uma cobertura no Oriente Médio, na época em que atuava como correspondente internacional da TV Globo, um dos grupos de guerrilha queria sequestrá-lo.

- “Informação de qualidade ajuda a enfrentar o medo”. Na busca por ela, fui atrás dos guerrilheiros antes que me achassem. “Precisamos nos envolver sempre, em cada história que vamos contar”, finaliza.

Curso de Residência
O objetivo do Curso de Residência em Jornalismo é aliar a teoria adquirida na faculdade com a experiência do dia a dia na Redação. Durante quase três meses de curso, os residentes acompanharão diariamente o trabalho realizado pelos jornalistas na produção multimídia de jornais impressos, televisão, rádio e internet.

Com informações de Ludmila Ribeiro Rabello Nascimento

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49