Viradão Cultural vai rolar 24 horas no Centro h istórico de Vitória

29 de agosto de 2014

Fotos de Yuri Barichivich e Elizabeth Nader




Praça Oito e seu relógio, símbolo da principal avenida da capital, também vai receber apresentações do evento e nova iluminação





O Centro Histórico de Vitória respira cultura. Construções clássicas, museus, teatros, espaços culturais, além de uma vida noturna agitada com bares charmosos, botecos tradicionais e figuras pitorescas que levam charme e muita diversão ao local. Então, que outro lugar da cidade poderia abrigar um evento com 24 horas de programação cultural?

Nos dias 13 e 14 de setembro - das 17 horas de sábado até às 17 horas de domingo - será realizado o primeiro "Viradão Vitória", evento que vai


Rua Sete de Setembro também fará parte do roteiro cultural do evento


percorrer todo o corredor cultural do Centro, desde a rua Barão de Monjardim, passando pela Casa Porto (foto), Escola Técnica Fafi, Museu de Artes do Espírito Santo e Theatro Carlos Gomes, até a rua Sete de Setembro (foto, à esquerda), além da avenida Beira-Mar e da praça Oito.

Os espetáculos vão reunir boa parte do que acontece de interessante e inovador na produção cultural local.

Artistas nacionais, que dialogam de maneira muito próxima com a cultura produzida na cidade, como o cantor Zeca Baleiro (foto) - um dos nomes de maior destaque na música brasileira - e a cantora CéU (foto, à direita), e o  samba de raiz do grupo 522.


 Escola Técnica Fafi também está no Viradão Cultural


Também fazem parte da programação o instrumental de Edu Rosa, uma performance poética do ator Markus Konka, o congo da banda Panela de Barro e o cortejo do Grupo Folgazões.

Haverá uma sessão especial de cinema dentro do Festival de Vitória – 21º Vitória Cine Vídeo, além de uma homenagem a Valter Vieira, o popular Golias, uma das maiores referências quando o assunto é disco de vinil e que em 2015 completa 50 anos de atividades profissionais.

Veja a programação completa

Cultura

O prefeito Luciano Rezende disse que a proposta do evento é transformar Vitória em um grande espaço cultural.

- "Colocar a cultura no dia a dia dos cidadãos é um dos nossos objetivos. Queremos que a cultura seja feita em todos os lugares, não apenas em palcos e teatros. Vamos inaugurar um evento que vai ganhar cada vez mais força", afirmou.


Prefeito Luciano Resende e a secretária de Cultura da Prefeitura de Vitória, jornalista Ana Laura Nahas


A secretária de cultura, jornalista Ana Laura Nahas fala no propósito de revitalizar o centro:

- "Escolhemos o Centro de Vitória por acreditar na vocação cultural da área, desenhando um corredor cultural a partir da rua Barão de Monjardim até a rua Sete de Setembro e também apostando no carinho que o público interessado em arte costuma ter pela região histórica da cidade. A ideia é unir essa valorização cultural do Centro com a disposição do público em ocupá-lo e com o compromisso da nossa administração em revitalizar a região", afirmou a secretária Ana Laura Nahas.

A edição de estreia do Viradão Capixaba propõe aos moradores e visitantes a convivência em espaço público, convidando a população a se apropriar do Centro da cidade por meio da cultura e da valorização de uma das regiões mais belas da capital com muita música, teatro, cinema, dança, entre outras atrações.

Logística

Para garantir a tranquilidade dos visitantes e a fluidez no trânsito, a Guarda Civil Municipal vai disponibilizar agentes comunitários de segurança e de trânsito para atuar na região. Motoristas também serão orientados sobre as mudanças no tráfego.

Além disso, a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) vai montar um esquema especial de ônibus e táxis para ajudar na locomoção das pessoas.

Os visitantes ainda poderão navegar no mundo virtual e usar as redes sociais com acesso livre em todos os locais que receberão a programação, através do Vitória Online, que é uma ferramenta gratuita de acesso à Internet disponibilizada pela Prefeitura de Vitória.

Com informações de Leonardo Vais da Silva

Veja a programação aí:
http://www.vitoria.es.gov.br/noticia/viradao-vitoria-24-horas-de-diversao-no-centro-historico-de-vitoria-15476

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49