Empório das Artes expõe obras do arquivo da estilista Nina Ricci e da cineasta Carmen Santos

20 de agosto de 2014



Um retrato em crayon (foto) de Carmen Santos feito pelo russo Dimitri Ismailovitch completa o acervo da atriz no leilão do Empório das Artes


O charme de um leilão de arte são as peças raras que ele consegue agregar ao acervo, fruto de uma eficiente garimpagem em espólios de famílias e mesmo de outros colecionadores.

 Moda, arte e raridades compõem a exposição de peças de época da galeria Empório das Artes, entre os dias 20 a 25 no Praia Shopping, Praia do Canto, em Vitória/ES.

A exposição, que antecede o Grande Leilão de Agosto da galeria, terá como destaque peças do acervo pessoal de duas mulheres que marcaram época na década de 40: a cineasta portuguesa radicada no Brasil Carmen Santos e a estilista italiana Nina Ricci.

Entre as peças de Carmen Santos está o Vestido de Festa longo preto que fazia parte do figurino do filme ‘A Viúva Alegre’, filmado nos anos 40. A obra não chegou a ser finalizada devido ao falecimento da atriz.

Há ainda um Binóculo em madrepérola de uso pessoal de Carmen, bem como leque em renda e madrepérola acompanhado de foto da cineasta. O leque foi usado no filme ‘Inconfidência Mineira’, de 1948.


Uma relíquia de outra diva do século XX compõe o acervo de raridades do leilão e promete atrair a atenção de colecionadores e amantes da moda.

É o Croqui Original da estilista francesa com nacionalidade italiana Nina Ricci. O desenho de um tailleur, feito com tinta nanquim nos tons azul, tem inclusive a mostra do tecido escolhido pela estilista para a confecção da peça (foto, esquerda).

Obras de arte

As obras citadas acima fazem parte de um acervo que reúne aproximadamente 200 peças, entre pinturas e esculturas de artistas consagrados. Durante os cinco dias de apresentação, os visitantes terão a oportunidade de ver pinturas raras.

Uma delas é a obra “Carnaval”, do brasileiro Di Cavalcanti. Apaixonado pela vida boêmia do Rio de Janeiro, ele pintava cenas do carnaval, bares noturnos e festas populares, como mostra a foto abaixo.

O pintor carioca Milton Dacosta também será representado no Leilão, com a obra “Menina de Bicicleta”,
sendo uma das peças de maior valor do acervo dessa edição do evento.

Considerado um dos principais representantes da terceira geração modernista na pintura brasileira, Dacosta tem obras nas maiores coleções particulares e museus do Brasil e do mundo.

Outro destaque do acervo é o quadro “O Clarinetista”, de Alexandre Rapoport, que até hoje se dedica à pintura de telas. Com formação em arquitetura, o premiado pintor teve contato com Cândido Portinari, cujas influências permeiam em suas obras.

Ao lado de tantas valiosas telas está a "Colheita de Açaí", de Manoel Costa.

- “A obra foi reproduzida no livro Manoel Costa. Com texto de Walmir Ayala, a publicação retrata a vida e obra do pintor. Fator que valoriza ainda mais a tela que será leiloada”, contou o galerista Lélio Cimini, que está à frente do Empório das Artes.

Abrilhantando o acervo também está o quadro “Fundo de Quintal”, do pintor Samuel Salvado (foto, esquerda).

A belíssima obra possui carimbo do Salão Nacional de Belas Artes (SNBA) no verso.

Entre as pinturas, que ocupam praticamente metade do acervo, estão ainda obras de Dionísio Del Santo, Edgar Walter e Guignard.

Entre as antiguidades, destaque para esculturas, aparelhos de jantar, peças em cristal baccarat, porcelanas, pratarias e mobiliários de época.

Outro artista cujas obras estão no acervo é Levino Fanzeres, com as telas “Entardecer” e “Paisagem com Flamboyant” (foto, esquerda).

A exposição do acervo será realizado entre os dias 20 e 25 de agosto. O pregão acontece no dia 26, às 20h30, no Praia Shopping, pelo leiloeiro público oficial Mauro César Rocha, que tem mais de 20 anos de experiência no mercado.

SERVIÇO
Exposição e Leilão Empório das Artes
Exposição: de 20 a 25 de agosto.
Horário de visitação: Quarta a Sexta, das 9 às 19 horas. Sábado (23), das 9 às 17 horas. Domingo (24), das 14 às 21 horas. Segunda (25), das 9 às 19 horas.
Pregão: Terça-feira (dia 26), às 20h30m, comandado pelo leiloeiro Mauro César Rocha
Endereço: Praia Shopping. Rua Desembargador Santos Neves, 601, Praia do Canto, Vitória/ES.
Contato: 3235-7043 / 99902-6199

Com informações de Camilla Gumieiro

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49