É hora de eliminar os quilinhos extras que vieram com a Copa e as férias

28 de julho de 2014
DOPC Saúde



Um termo muito conhecido para quem faz dieta ou reeducação alimentar é o “dia do lixo”, ou seja, um dia na semana em que se é permitido comer tudo que está fora da lista dos alimentos saudáveis.

Porém, para muitos, esse momento tornou-se recorrente neste mês de julho por causa da Copa. Com as constantes confraternizações, acompanhadas de petiscos e bebidas alcóolicas, foi quase impossível manter o peso ou emagrecer.

O momento é de retomar os hábitos saudáveis, eliminando os quilos extras, como alerta a professora de educação física Gisely Machado (foto), da Azen Academia.

- “Engordar em algumas épocas do ano é natural, mas é preciso correr atrás logo após o período festivo. O foco é não deixar o organismo se acostumar com o novo peso, atuando a tempo de recuperar os poucos quilos adquiridos”, explicou.

O primeiro passo para atingir essa meta, segundo Gisely, é fazer uma autocrítica.

- “A pessoa precisa tomar consciência de que está sedentária, acima do peso ideal e sair do comodismo. Também é preciso olhar os pontos positivos da atividade física, para se ter motivação para continuar firme. Afinal, só a alimentação não é suficiente para emagrecer, é preciso gastar mais calorias do que é consumida”, destacou.

Mas os desafios não acabam por aí. Nessa época do ano é preciso trabalhar ainda mais a superação. No inverno, o frio é um grande obstáculo para muitos executarem uma atividade física, principalmente para quem acorda cedo e utiliza ambientes abertos para se exercitar.

Para driblar essa situação, Gisely sugere escolher ambientes fechados, como clubes e academias, facilitando o encorajamento da prática de atividades.

Além de ter um clima controlado, uma academia oferece diferentes modalidades, facilitando a adaptação pelo método que melhor se encaixe ao perfil da pessoa, e ajudando no processo de recuperação da saúde. O importante, segundo a profissional, é manter o foco, lembrando que o verão está próximo e para chegar na alta estação com o corpo ideal e de forma saudável é preciso agir sem correria e com planejamento.

Com informações de Jamili Zambaldi

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49