Crianças da rede pública participam do Festival de Vitória na Sessão especial Festivalzinho

28 de outubro de 2013
Formação de plateia: cinema para os pequenos espectadores. O público da mostra contará com cerca de três mil estudantes da rede pública de ensino

A programação do Festival de Vitória – 20º Vitória Cine Vídeo -  criou espaço para os pequenos espectadores. Desta segunda a quinta-feira (28 a 31/10), as crianças e adolescentes têm programação especial de curtas-metragens de temáticas infanto-juvenil variadas, exibidas no 14° Festivalzinho de Cinema. Essa mostra vai exibir 10 produções, sendo 7 de ficção e 3 animações.

Os filmes são apresentados em duas sessões diárias, às 9 horas e às 14h30m, no Teatro do Sesi, em Jardim da Penha.

As exibições são fechadas para turmas de estudantes do próprio Sesi e de 11 escolas da rede pública de ensino da Grande Vitória que fizeram pré-agendamento. O Festivalzinho vai contemplar cerca de 3 mil alunos, abrindo um primeiro contato desse público espectador com a linguagem cinematográfica e contribuindo com a formação de plateia.

Além de acompanhar as sessões, as crianças e adolescentes também interagem com a programação ao votar no filme preferido. O filme mais votado levará o Troféu Marlin Azul de júri popular e será reexibido na próxima edição do Festival de Vitória.

Filmes

“A Sombra do Mucuri” – realizado por um grupo alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Mucuri - foi uma iniciativa do projeto Animação, do Instituto Marlin Azul, orientado pelo oficineiro Fernando Coster – que estará presente no festival. Pelo projeto, os estudantes colocaram em prática técnicas de animação a partir da criação de personagens moldados de massinha, em que contam a história do próprio município de forma lúdica. O curta circulou por festivais e cineclubes de vários Estados, e é o representante capixaba da Mostra.

O filme “Partir”, por sua vez, foi realizado pela professora de história Pâmela Peregrino da Cruz, de Niterói, Rio de Janeiro, para abordar o êxodo rural e demais dificuldades enfrentadas pela população camponesa. O que chama atenção no filme é a abordagem de contexto social visto mais em documentários: “Partir” é uma animação utilizando uma estética mais comum às Artes Plásticas – a pintura sobre óleo, o que resulta em um envolvimento mais lúdico do espectador com a narrativa.

O filme também traz uma linguagem didática pelo texto e pela construção imagética, que certamente atrai as crianças e adolescentes para a temática abordada. A impressão que dá é de uma pintura sendo feita no momento da exibição no telão do cinema.

Outros curtas já foram inscritos em edições anteriores do Festival de Vitória – Vitória Cine Vídeo, como as ficções “A nobre e breve história do beijo”, de Eid Buzalaf, “O Pequeno monstro”, de Kauê Melo e Nildo Ferreira e “Requília”, de Renata Diniz. “João, o galo desregulado”, uma animação bem-humorada baseada em fatos reais sobre um galo cantante, foi exibida no recente Festival de Muqui/ES, sucesso entre o público infanto-juvenil.

O curta “A nobre e breve história do beijo” é o filme de estreia da diretora Eid Buzalaf e promete envolver o público jovem em uma história romântica diferenciada, que narra uma lenda brasileira sobre o surgimento dos beija-flores. A história é ambientada por interessantes referências circenses.

O Festival de Vitória tem início nesta segunda-feira (28) e vai até o próximo sábado (2).

Os filmes do 14º Festivalzinho de Cinema:

À SOMBRA DO MUCURI – dos Alunos da Escola EEEFM de Mucurici (Animação, 10 min., 2013, ES).

Sinopse: A obra resgata a história da Guerra do Contestado, um conflito por fronteiras registrado no noroeste do Espírito Santo entre as décadas de 40 e 60, envolvendo os estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. A animação também mostra o desenvolvimento do município ao longo das décadas.

PARTIR, de Pâmela Peregrino (Animação, 2 min., 2012, RJ). Sinopse: Atualmente o campo vive dilemas muito diferentes dos que inspiraram Beethoven. Partir é uma animação de pintura à óleo sobre vidro sobre a expulsão que muitos camponeses tem vivido hoje em dia e os caminhos que precisam seguir ao por o pé na estrada.

A NOBRE E BREVE HISTÓRIA DO BEIJO, de Eid Buzalaf (Animação, 16 min. , 2013, SP). Sinopse: Em uma festa do interior, um contador de histórias narra a trajetória de Jessé, um menino inocente que acreditar que seu beijo causou mal a sua querida prima Anaí. “A Nobre e Breve história do Beijo” traz o tom mágico das lendas brasileiras passadas oralmente através das gerações.

ONE MAN, de Graciliano Camargo (Animação, 4 min., 2012, SP).

Sinopse: Em um deserto, uma mulher está em perigo...e apenas um homem pode salvá-la! One Man! Um homem, uma missão, um destino! One Man! Músculo de aço, super poderes fantásticos e um charme irresistível! One Man, o super-herói tradicional, mas uma diferença...

CADÊ MEU RANGO?, de George Damiani (Animação, 4 min., 2011).

Sinopse: Bernard, preguiçoso e solitário, leva a vida tranquilamente em seu aconchegante lar. Certa manhã ao ir pegar sua comida, não a encontra. Alguém teria pego? Quem? Bernard, no seu "ótimo" humor, encara o roubo como um desafio e busca formas de pegar esse "ladrão".

O PEQUENO MONSTRO, de Kauê Nunes Melo e Nildo Ferreira (Ficção, 6 min., 2012, SP).

Sinopse: Miguel é um menino de 8 anos que possui uma maneira própria de ver o mundo. Incentivado por uma redação da escola e por sua imaginação, revela os mistérios sombrios sobre sua família que acredita ser formada por monstros.

A ÚLTIMA REUNIÃO DANÇANTE, de Lisandro Santos (Animação, 13 min., 2012, RS).

Sinopse: O mundo nunca mais foi o mesmo depois de 1989, principalmente para Jonas, um adolescente de 14 anos que ficou em recuperação na escola. Ele só pensa em passar de ano e ficar com a menina que ele gosta, mas resta pouco tempo antes que todos saiam de férias e sua grande chance de ser dar bem é “A Última Reunião Dançante”.

A VARINHA MÁGICA, de Ramon Faria (Animação, 6 min., 2012, MG).

Sinopse: Uma jovem garotinha, fã devotada (e única) de um velho e decadente ilusionista, descobre que o mundo pode ser realmente mágico.

"João, o Galo Desregulado"

De ALê Camargo e Camila Carrossini (Animação, 10 min., 2013, SP).

Sinopse: Uma história bem-humorada de um galo que cantava na hora em que bem queria. Baseado em fatos reais.




REQUÍLIA, de Renata Diniz (Ficção, 15 min., 2013, DF).
Sinopse: Todos os dias, um garotinho de 7 anos pega o ônibus para a escola com sua babá. Numa manhã, encontra na parada alguém diferente das outras pessoas: quem é esse senhor barbudo que, ao contrário de todos ali, não está a espera de nada? Esse velhinho de roupas largadas lê jornais o tempo todo, passa despercebido aos olhos dos passageiros, mas desperta a curiosidade da criança.

ESCOLAS E INSTITUIÇÕES AGENDADAS

Segunda-feira (28), em duas sessões: às 9 e às 14h30m
SESI– Jardim da Penha – Vitória

Terça-Feira (29)
9h
EMEF José Áureo Monjardim - Fradinhos - Vitória
EMEF Maria Augusta Tavares - Jardim Botânico - Cariacica
14h30
Associação de Moradores do Parque Moscoso - Parque Moscoso – Vitória
EMEF José Áureo Monjardim - Fradinhos - Vitória
EMEF Maria Augusta Tavares - Jardim Botânico - Cariacica
EMEF Ayrton Senna – Vista Mar – Cariacica

Quarta-feira (30)
9h
Centro Educacional Comunitário REAME - Cruzeiro do Sul – Cariacica
EMEF Elzira Vivácqua dos Santos - Jardim Camburi – Vitória
EMEF Vienna Rosetti Gutterres - Santana - Cariacica
14h30
Programa Mais Educação da EMEF Ayrton Senna - Vista Mar – Cariacica
Centro Educacional Comunitário REAME - Cruzeiro do Sul – Cariacica
EMEF Elzira Vivácqua dos Santos - Jardim Camburi – Vitória

Quinta-feira (31)
9h
EMEF Eliane Rodrigues dos Santos - Ilha das Caieiras - Vitória
EMEF Presideu Amorim - Bonfim – Vitória
14h30
EMEF Eliane Rodrigues dos Santos - Ilha das Caieiras - Vitória
EMEF João Bandeira - Consolação – Vitória


SERVIÇO
14º Festivalzinho de Cinema / Festival de Vitória – 20º Vitória Cine Vídeo
Data: de 28 a 31 de outubro
Local: Teatro do Sesi – Jardim da Penha / Hotel Senac – Ilha do Boi
ENTRADA GRATUITA PARA TURMAS PRÉ-AGENDADAS
Mais informações: www.festivaldevitoria.com/
Facebook: www.facebook.com.br/vitoriacinevideo
Instagram: @vitoriacinevideo

Com informações de Danielle Ewald

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49